5 Plantas Medicinais para Cultivar em Casa

5 Plantas Medicinais para Cultivar em Casa

Grandes espaços não são um privilégio da maioria, ou seja, muitas vezes temos que cultivar a horta em espaços reduzidos. Por isso, planejar e ser certeiro na escolha das espécies é essencial. Pensando nisto, separei cinco plantas medicinais coringas para você ter uma farmácia natural em casa. São plantas de fácil cultivo e que auxiliam de diferentes formas na saúde.

Hortelã-pimenta (Menta piperita): combate dores de cabeça, principalmente as relacionadas à fadiga mental. Aumenta o ânimo e dá foco. Precisa estar em floreira, bacia ou diretamente no chão, assim poderá espalhar melhor. Plante em terra bem adubada com composto orgânico, húmus de minhoca, composto orgânico ou esterco de vaca. Pode-a frequentemente para não ficar com os ramos pelados.

Alecrim (Salvia rosmarinus): revigorante e energizante, perfeito para momentos de gripe, no quais ficamos mais caidinhos. Sozinho em um vaso profundo, acima de 20 cm de profundidade, ou em canteiros. Gosta de terra solta e bem drenada, você pode adicionar areia à terra de plantio. Não querer grandes e nem frequentes podas.

Camomila (Matricaria recutita): alivia o cansaço, promove um sono tranquilo e combate cólicas estomacais e menstruais. Tenha-as em floreiras ou diretamente no chão. Gosta de terra leve, solta e bem drenada. Pode suas flores para preparar o chá logo que começarem a surgir.

Manjericão (Ocimum basilicum): digestivo, combate dores estomacais e de cabeça, como sinusite. De fácil cultivo, é uma das ervas medicinais mais produtivas do jardim. Plante-o em terra rica em matéria orgânica e adube com esterco, húmus de minhoca ou composto orgânico. Faça podas regulares de suas flores.

Sálvia (Salvia officinalis): auxilia no tratamento de problemas respiratórios, possui ação expectorante, e dores de garganta. Desenvolve-se bem em vasos e canteiros, desde que a terra não sofra encharcamento. Na hora do plantio, adicione areia à terra para deixa-la mais bem drenada. O excesso de água em suas folhas propicia o desenvolvimento de fungos.

E agora mãos à terra!!

 

Aprofunde seus conhecimentos sobre ervas, temperos e hortaliças em nossos cursos on-line e presenciais. Acompanhe a agenda aqui.

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915 ou (11) 98426-6564
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

 

Este post tem um comentário

Comentários encerrados.