A História dos Brotos e seus usos

A História dos Brotos e seus usos
Débora Morato

O cultivo de brotos é realizado desde a antiguidade, por vários povos do Oriente, como forma de ampliar a disponibilidade de vitaminas na alimentação. Durante séculos, inúmeras tragédias ocorreram a bordo das embarcações que cruzavam os oceanos em longas viagens, devido à falta de vitamina C na dieta dos navegantes, quase sempre à base de peixes e cereais. Esta carência provocava uma doença degenerativa chamada escorbuto, quase sempre fatal. Entretanto, alguns navegadores, como Capitão James Cook e os Fenícios (povo da região Fenícia – 1.200 a.C.), provavelmente dominavam a técnica de cultivo de brotos de cereais como forma de combater o escorbuto em suas viagens.

11033194_871024382958575_60909552974767764_n

Os brotos e as sementes germinadas são alimentos muito nutritivos e com baixíssimas calorias. De fácil preparo, enriquecem ainda mais o sabor dos pratos. Podem ser consumidos frescos, refogados, como tempero em molhos ou cozidos no vapor. Ficam prontos para o consumo em poucos dias, não necessitam de muito espaço e podem ser cultivado em casas e apartamentos independentemente das estações do ano.

Agora que você já conhece um pouquinho destes alimentos, que tal um preparar delicioso refresco girassol?

Anota aí a receita: 1 xícara de brotos de girassol recém germinado (logo após terem rompido a casca); 2 colheres de sopa de mel; 2 fatias médias de abacaxi; 2 xícaras de água gelada. Bata todos os ingredientes, menos o abacaxi, no liquidificador por alguns minutos. Peneire e acrescente as fatias de abacaxi e gelo. Hummm agora é só se deliciar 🙂

brotos_e_germinados1

Gostou? Quer aprender a fazer brotos e germinados? Então venha participar do nosso curso ‘Brotos e Germinados’ com a bióloga Débora Morato. Veja o conteúdo completo aqui.

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo

Este post tem 4 comentários

  1. Amei tudo que há de excelente informação por aqui – parabéns!!!
    Por gentileza, estou “atrás” de mudas, ou mesmo sementes, de manjericão tailandês – Thai. Há disponibilidade para venda e envio? Obrigado!!! Jr. (Ari Rosa Júnior – e-mail: arjguitarplayer@gmail.com) – Sorocaba/SP – CEP: 18078-005.

    1. Olá, Ari. Nós temos sim manjericão tailandês e enviamos pelo correio. Para fazer uma cotação pedimos que você envie seu endereço para o pessoal do atendimento no sabordefazenda@sabordefazenda.com.br. Nós enviamos as mudas em caixas com 18 unidades, variadas ou não. Atenciosamente.

  2. Gostei muito. você poderia me informar qual foram seus pontos de referencia para escrever? estou muito interessada e gostaria de mais informações sobre brotos,se puder me ajudar agradeço.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho