A Lua e a Jardinagem

A Lua e a Jardinagem

Entre hoje e amanhã começamos uma nova fase no céu, a Lua entra na fase Nova sob a constelação de Aquário, um momento propício para semear de forma real ou figurativa…mas o que isto tem a ver com a jardinagem? Tudo! Você querendo ou não, entendendo ou não, a Lua e outros objetos celestiais apresentam total influência em tudo que é vivo (orgânico) e não vivo (inorgânico). Suas forças magnéticas alteram a distribuição dos líquidos nas plantas, assim como suas imunidades. Por exemplo, quando no céu temos a Lua em Aquário ela representa o elemento Ar, o qual sempre irá favorecer as flores das plantas. Qualquer manutenção que fizermos nestes  períodos {de ar} irá influenciar mais profundamente esta parte da planta.

 

Abaixo compartilho o resumo completo da relação das Luas com as constelações e partes das plantas que atinge:

Raízes (terra): são influenciadas quando a Lua está em Touro, Virgem e Capricórnio.

Folhas e caules (água): são influenciadas quando a Lua está em Peixes, Câncer e Escorpião.

Flores (ar): são influenciadas quando a Lua está em Gêmeos, Libra e Aquário.

Frutos e sementes (fogo): são influenciadas quando a Lua está em Áries, Leão e Sagitário.

 

Além destas questões relacionadas as constelações temos o movimento mensal que a Lua está fazendo, se está Ascendente ou Descendente, nestas “fases” vemos a direção que a energia da planta está mais concentrada, na ascendente há maior concentração nas partes aéreas e na Descendente nas partes subterrâneas.

Parece contraditório, mas tem dias que são de Flor e Descendente, como o dia de amanhã (02/02/2022). O que significa? Significa que é propício para semeadura, transplante de mudas e plantio de árvores que se tenha como objetivo ter flores. Durante esse período ocorre maior desenvolvimento de raízes, por isto é um bom momento para adubar as floríferas, assim como fazer poda de manutenção nelas, visto que apresentam menos líquido nas partes aéreas/superiores.

Não está acreditando? Então faça testes, adube, semeie, faça manutenções iguais em dias diferentes e com as mesmas plantas, anote tudo e cruze os dados. Não tem como dar errado, afinal foi assim que Maria Thun criou o Calendário Biodinâmico, esta ferramenta incrível de observação cósmica dentro da Agricultura Biodinâmica.

 

*Se não bastasse amanhã a Lua estar em Aquário temos o Sol também em Aquário, ou seja, tudo que disse acima estará mais potencializado.

 

🏡: Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo – SP
📞: 11 2631-4915
📱 (pedidos Grande São Paulo): 11 93489-1008
📱 (pedidos fora da Grande São Paulo): 11 93465-6164

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta