Que tal ter em casa uma hortelã que, além de aromática, é incrivelmente ornamental? Assim é a hortelã variegata (Mentha suaveolens ‘Variegata’)! Ela é uma variedade rara, aqui no viveiro mesmo a temos sazonalmente.

Chamamos ela de variegata porque possui folhas na tonalidade verde mesclada com branco. Seu aroma lembra ao do abacaxi, porém com a mesma refrescância das mentas.
Atinge em torno de 40 cm de altura, sendo que se desenvolve bem em solos ricos em matéria orgânica e úmidos. Para uma melhor qualidade da planta incorpore um pouco de húmus de minhoca ou composto orgânico no solo.
Ela não gosta de muito calor, porém precisa de 4 horas de sol pleno por dia. Em vasos e canteiros deve ser plantada sozinha, pois possui sua raiz sufoca as outras plantas. Não deixe que hastes com folhas totalmente verdes cresçam livremente, pois estas serão dominantes e assim você perderá a variabilidade das folhas. Também podem ocorrer hastes com folhas totalmente brancas, que não prosperam por muito tempo, pois não apresentam clorofila.
Na culinária pode ser utilizada em saladas, molhos e drinques, além das refrescantes águas aromatizadas.
Quer aprender a cultivar outros tipos de temperos e hortaliças em pequenos espaços? Venha fazer o curso de Horta Caseira Orgânica com Marcelo Noronha neste próximo sábado (17/10 das 9h00 – 14h00). Maiores informações aqui.

Eu a tenho, bem como a toda verde, com o mesmo cheiro, parece cheiro de defumação. É também uma hortelã??? Mesma folhas só não tem manchas brancas..
Olá, a toda verde é uma variedade diferente, exitem vários tipos e cada uma tem um cheiro diferente, mas todas são mentadas. Atenciosamente.
gostaria de mais nformações sobre a utilização desta planta na alimentação, chas, e outras.
Olá, Ivanildo. Tudo bom? Além das dicas dadas no post, você pode usá-la como uma hortelã comum. Abraços.
Bom dia!
Você tem para venda a hortelã variegata?
Weymer, trabalhamos com ele sim. Para mais informações entre em contato com (11) 98426-6564.