A saúde que brota do jardim

A saúde que brota do jardim
Por Sabrina Jeha

Aqui em casa, a época agora é de Capuchinha Tropaeolum majus, suas lindas flores, amarelas, laranjas, vermelhas invadem meu quintal e me presenteiam com sabor, saúde e beleza. Cheias de vitamina C, propriedades anti oxidantes e minerais, suas flores, folhas, botões florais e frutos podem sem consumidos seja na forma de conserva, salada, refogado, infusão ou até cataplasma para melhorar problemas de pele…nada mal para um inverno frio em que a pele pede um cuidado especial e o sistema imunológico pede um reforço para aguentar mudanças de temperatura bruscas.

No outono, quem estava lindo e cheio de vitalidade, era o guaco Mikania glomerata. Trepadeira, vigorosa, com um aroma delicado de mel com propriedades medicinais incríveis para prevenir e curar resfriados e tosses tão comuns nessa época do ano.

Entre ervas, temperos e hortaliças, nossa vida pode ficar mais alegre, saudável e muito, muito mais saborosa. Com uma única erva, como por exemplo o alecrim, podemos cozinhar, defumar a casa, fazer infusões, banhos de cura e bem estar, sachês para perfumar…um mundo de possibilidades.

 O cultivo de um jardim comestível e cheio de ervinhas é outro capítulo absolutamente maravilhoso, esse é um conhecimento que nos acompanha há gerações, mas que aos poucos, na vida da cidade, fomos esquecendo, por isso, criei o Projeto Plantando Saúde em Casa. A ideia é reunir pessoas que amam as ervas e um estilo de vida mais natural e saudável para quatro encontros em que vamos vivenciar e compartilhar conhecimentos sobre o cultivo, uso, experiências sensoriais com as ervas, temperos e PANC!

Quem quer vir comigo nesse movimento de bem estar? Veja aqui o programa. Os encontros são independentes e complementares! Espero a todos que, como eu, amam muito tudo isso!

 

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

Este post tem 2 comentários

  1. Sabrina, boa noite!

    Por favor, vc já tem as datas dessas oficinas? Quero muito participar, mas só posso após meio-dia!

    Estou montando em minha chácara um canteiro de ervas medicinais…mas estou só no basicão…sei que posso ampliar muito mais!

    Bem, aguardo a programação com datas e horários e vou me organizar para poder participar de todos!

    Grata

    Selma Pugliesi

    ________________________________

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho