Alecrins para todos os espaços

Alecrins para todos os espaços
Alecrim rasteiro (Rosmarinus officinallis 'Prostratus')

 

Semana passada, contamos por aqui sobre os diferentes tipos de hortelãs que temos aqui no viveiro e hoje chegou o momento de falarmos dos alecrins.

Diversas ervas aromáticas e temperos que conhecemos possuem mais de uma espécie representante, como os tomilhos (Thymus spp.), lavandas (Lavandula spp.), sálvias (Salvia spp.) e o alecrim não fica fora dessa, existem diversas variedades e espécies. Até recentemente ele era considerado do gênero Rosmarinus, porém hoje em dia é considerado uma sálvia também! Isso mesmo, alecrim é Salvia rosmarinus.

Podemos dividir os tipos de alecrins em dois grupos, os arbustivos ereto e os arbustivos pendentes. Aqui no viveiro temos três tipos diferentes, confira:

Alecrim-comum (Salvia rosmarinus): é aquele alecrim mais facilmente encontrado nos mercados e jardins. subarbusto lenhoso, perene, ereto e de médio porte, atingindo até 2 m de altura. É uma erva comestível e aromática. Possui ciclo de vida longo, em média nove anos. Suas folhas finas e pontiagudas.

Alecrim-macho (Salvia rosmarinus): subarbusto lenhoso, perene, ereto e de médio porte, atingindo até 2 m de altura. Suas flores são pequenas e em tons azuis violetas. Ciclo de vida longo, em média nove anos. Propaga-se por estacas ou sementes. Suas folhas são bem intensas de aroma e mais largas, além de seu porte ser mais robusto, por isso, apelidamos ele de alecrim-macho por aqui, mas ele é chamado também de ‘tuscan blue’. Desemvolve-se muito melhor em ambientes maiores, como canteiros.

Alecrim-rasteiro (Salvia rosmarinus var. prostratus): subarbusto perene, de pequeno porte, atingindo no máximo 60 cm. Possui um crescimento pendente e uma floração mais presente que os demais, é uma ótima opção para pequenos espaços e para ambientes pequenos. É uma erva comestível e aromática. Tempo de vida longo, acima de nove anos.

 

Confira agora as dicas da nossa herborista Silvia Jeha para o Programa Vida e Saúde NT…

 

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915 ou (11) 93489-1008 (WhatsApp)
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

 

Deixe uma resposta