A importância de um solo saudável

A importância de um solo saudável
Gabi Pastro

Pessoal, já falamos anteriormente sobre a importância do controle ecológico, como devemos prestar primeiro atenção no que está acontecendo na horta e depois tomar uma atitude específica.  Plantas saudáveis, em pleno ápice da vida, dificilmente apresentarão infestações por pragas e doenças. Neste caso, o solo é tudo (como diria Ana Primavesi!), uma terra orgânica, saudável e equilibrada dificilmente terá plantas com infestações profundas. Por isto, primeiro cuide do solo (rega, adubação e drenagem) e depois tome uma atitude para controlar os bichos e doenças maléficas. Vejam como um solo saudável deve ser:

Imagem da internet
Imagem da internet

Para que o solo do canteiro esteja sempre saudável siga estas dicas:

  • Use cobertura vegetal morta para proteger o solo do impacto da água e do sol
  • Se a terra for muito argilosa, adicione terra preta e areia e revolva pelo menos uns 15 cm de profundidade
  • Use húmus de minhoca e composto orgânico, eles ajudarão na nutrição das plantas e melhorarão o condicionamento do solo
  • Diversifique o plantio, plante espécies de famílias diferentes em um mesmo local. Também faça a rotação de culturas ao longo do tempo
  • Afofe a terra a cada 30 dias

Seguindo estas dicas, com o tempo, sua terra terá uma boa drenagem e nutrição e atrairá diversos animais benéficos, como minhoca, tatu-de-jardim, centopeia e piolho-de-cobra.

Se você tem uma horta em vasos, a terra dele também deverá apresentar micro e macroanimais, como mostrado acima, porém de uma forma menos intensa.

Como reconhecer se a terra do seu vaso já venceu?

Quando você faz a rega e a água sai muito rapidamente pelo buraco do fundo, ou seja, ela não é mais capaz de segurar a água e os nutrientes. Neste caso, você deverá fazer um replantio, apenas adubar não irá resolver o problema. Veja como reformar o vaso aqui.

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

Este post tem 7 comentários

  1. fabio cezario

    boas dicas estas que foram postadas, pois quando um solo é rica em nutrientes é notório as características de desenvolvimentos dos vegetais, sejam elas nos tamanhos espécies ou porte. Se possível, continue nos enviando mais informações a esse respeito.

    ________________________________

    1. Fábio, ficamos felizes de saber que tenha gostado. Sempre postaremos novos assuntos por aqui, geralmente é de quinta-feira que lançamos um novo texto. Abraços, Gabi.

  2. Martha Alaíde Borba Tenório Cavalcanti

    Sou neófita no assunto. Há pouco mais de 1 ano decidi plantar ervas medicinais, por puro deleite. Suas dicas são importantíssimas para quem quiser fazer a coisa certa. Parabéns.

  3. “Afofe a terra a cada 30 dias.”
    Bom, em vasinhos de planta isso não é viável, certo?}^

Deixe uma resposta