Ares de Outono: o que fazer na horta?

Ares de Outono: o que fazer na horta?

O Verão está nos dando adeus nos próximos dias e receberemos o Outono aqui no Hemisfério Sul. Para muitos jardineiros de plantão, esse momento começa a causar ansiedade e angústias, pois já conseguem perceber que as plantas do jardim não apresentam a mesma vitalidade de antes. Um bom observador concluirá que o Outono tem muito a nos ensinar, as vezes mais do que a Primavera e Verão, pois é nele que temos que começar a aceitar os ciclos da Natureza, que nem sempre teremos plantas vistosas o ano todo, que as flores não serão mais tão presentes e que algumas plantas poderão a não chegar novamente aos momentos mais quentes e abundantes do ano.

Um bom jardineiro se conecta com esses ciclos, os aceita e trabalha em parceira com eles. Não tente lutar contra e ter um jardim medicinal, aromático, ornamental ou horta igual aos períodos de maior incidência solar.

O que nos resta fazer? Março nos reserva muitas chuvas, então é ideal que nesse momento faça podas de limpeza e de entrada de ar e luz nas plantas. Aquelas plantas que são arbustivas ou que formam touceiras podem ter algumas áreas podadas para que o meio delas não fique abundantemente úmido e acabe desenvolvendo fungos. Se já cultivou lavandas (Lavandula dentata) em casa, deve ter percebido que nesse momento ficam com o miolo/meio úmido e amarronzado, isso demonstra a presença de fungos causado pelo excesso de umidade e falta de entrada de calor e luz nessas áreas centrais.

Aproveite também para fazer uma boa adubação, como torta de nim e bokashi, daqui para frente as plantas terão um metabolismo mais lento e não precisarão tanto de nutrientes, como no verão.

Entregue-se aos ciclos das estações e permita que suas plantas também vivencie-os.

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915 ou (11) 98426-6564 (WhatsApp)
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

 

Deixe uma resposta