As maravilhas do húmus de minhoca

As maravilhas do húmus de minhoca

Os adubos orgânicos podem ser líquidos ou granulados/em pó e dentro desta segunda categoria temos dois grandes grupos, os adubos condicionadores do solo (húmus de minhoca, estercos e composto orgânico) e os concentrados (torta de mamona, bokashi, farinha de osso, entre outros). E hoje queremos falar de um tipo de adubo condicionador muito especial, o húmus de minhoca, produzido a partir da minhocultura ou vermicompostagem.

Este adubo é proveniente da excreção das minhocas, geralmente minhocas californianas (Eisenia foetida), por isto, o resultado final será muito relacionado ao que elas consomem durante o processo de produção do adubo. Existem aqueles húmus que são produzidos a partir da minhoca consumir esterco curado, geralmente utilizado para produção em larga escala, e aqueles proveniente do consumido de restos vegetais, geralmente produzido em pequena escala ou em nossos minhocários caseiros.

Para a produção caseira, é necessário ter caixas que estoquem o resíduo vegetal fresco e seco, as minhocas e o próprio húmus. Geralmente fazemos este tipo de compostagem em, pelo menos, três caixas, duas de decomposição (ficam superiores) e uma de coleta do biofertilizante líquido que é originário deste processo, a qual obrigatoriamente ficará embaixo das outras duas caixas.

Se não tem ou não quer ter este tipo de sistema de produção de adubo em casa, é possível compra-lo pronto, um dos adubos orgânicos mais fáceis de encontrar à venda, juntamente com os estercos.

 

Os benefícios de adubar com húmus de minhoca são:

– Auxiliam na estocagem da água na terra.

– Deixa a terra mais drenável, auxiliando na distribuição dela em todas as camadas.

– Melhora a aeração da terra, pois seus “gruminhos” permitem a formação de bolsões de ar;

– Regenera a terra, trazendo consigo microrganismos benéficos, além de nutrientes.

– É rico em matéria orgânica.

– É um adubo universal podendo ser utilizado para qualquer tipo de planta.

– É seguro não só para a manipulação humana, pois não faz mal à saúde, mas seguro para a planta, dificilmente matamos uma planta por excesso de uso de húmus de minhoca, muito diferente do que pode acontecer com o adubo de alguns estercos.

Podemos utilizar como adubo de plantio, misturando-o na terra (2 partes de terra ou substrato para 1 parte de húmus de minhoca) ou como adubo de manutenção, cerca de meio copo para vasos pequenos, 1 copo para vasos médios e 2 copos para vasos grandes.

Por aqui ficamos quase dois anos sem comercializar húmus de minhoca, pois não estávamos encontrando um produtor deste adubo com qualidade, mas agora temo-o de volta e com muita qualidade! Estamos muito felizes com isto.

Venha nos visitar e adquira o seu ou envie um motorista de aplicativo para retirar.
🏡: Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo – SP
📞: 11 2631-4915
📱 (pedidos Grande São Paulo): 11 93489-1008
📱 (pedidos fora da Grande São Paulo): 11 93465-6164

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915 ou (11) 93489-1008
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

Deixe uma resposta