As plantas medicinais e a sua pele

As plantas medicinais e a sua pele

Gabi Pastro

Muitos já sabem e usam os poderes fitoterápicos das plantas para sanar problemas rotineiros do organismo, como dores de cabeça ou barriga, insônia, diarreia e muito mais. Porém, ainda são poucos os que usam as plantas medicinais para tratar a pele (bem tão precioso que temos).

A sua pele é o seu maior órgão e por isto você tem que cuidar muito bem dela, é por ela que fazemos diversas trocas com o ambiente externo. Usar as plantas como ingrediente na produção de cosméticos naturais é o ápice de cuidado que podemos ofertar.

Se você nunca fez um produto natural para a pele, vamos ofertar agora uma receita simples: óleo macerado de lavanda para o inverno.

Ingredientes: 

1/2 copo de 250 ml de flores e folhas secas de lavanda (tem que ser seca!) – não use galhos

250 ml de óleo vegetal de semente de uva

1 vidro com tampa esterilizado de 500 ml

Modo de preparo: em um liquidificador triture a lavanda. Coloque-a no fundo do vidro, verta o óleo vegetal de uva e tampe. Chacoalhe até que toda a erva seca ficar molhada pelo óleo. Guarde-o em um local escuro e todos os dias dê leves movimentadas no material. Deixe-o macerando por 30 dias, lembrando sempre de chacoalhar. Após isto, coe, descarte a erva e envase o óleo em uma garrafa de vidro esterilizada. Use este óleo para passar no corpo após o banho. Você verá a diferença na sua pele ao longo dos dias.


Quer aprender mais sobre o uso das plantas em cosméticos naturais? Venha participar da Oficina de Cosmética Natural com a professora Beth Bacchini. Será no dia 09 de junho das 9h30 as 13h30 aqui no viveiro Sabor de Fazenda. Mais informações: (11) 2631-4915.

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

 

Deixe uma resposta