Bambu, uma opção sustentável

Bambu, uma opção sustentável
Por Gustavo Queiroz

A arte de construir com bambu é uma prática ancestral,  que a cada dia vem conquistando novos adeptos e ganhando destaque como uma nova possibilidade construtiva e decorativa.

De civilizações antigas à simples vilas e comunidades na América latina, o bambu tem presença certa. Aqui Brasil, um país de escala continental, esta planta com mais de mil espécies se adapta em praticamente todos os estados brasileiros. Símbolo de beleza, resiliência e flexibilidade, este tipo de grama de crescimento rápido e diversos tamanhos, se tornou um material adorado por curiosos, artesãos, engenheiros, arquitetos, designers, decoradores e paisagistas, que já descobriram milhares de usos, seja uma simples colher ou uma casa inteira feita em bambu.

No cenário atual, ultrapassamos o simples uso temporário, muito comum, por exemplo, em grupos de escoteiros, para um uso permanente em construções urbanas e rurais. Estudiosos de todo mundo, estão dedicados a estudar e comprovar ao mundo a força que esta planta possui, ao mostrar resistência superiores ao aço e ao concreto. Outra qualidade, é sua leveza, o que torna um método construtivo de alto rendimento e praticidade.

O aprendizado para não é complexo, porém precisa seguir alguns passos para obter uma estrutura resistente e duradoura. Como qualquer outra construção é importante fazer um projeto para dimensionar corretamente as peças que serão utilizadas e evitar erros durante a obra. Ou seja, construir com bambu não é impossível ou inacessível, é apenas preciso buscar um profissional capacitado para realizar a obra ou investir em um curso com bons professores, que possam ensinar todos segredos desta planta sagrada. Te convido para participar do curso Construção em Bambu + Telhado Verde comigo e com Marcello Martins que acontecerá nos dias 11 e 25/março das 9h00 – 16h30. Você aprenderá noções básicas da permacultura, como a construção com bambus e a fabricação de telhados verde. Veja o conteúdo completo aqui.

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

Deixe uma resposta