Bertalha-roxa, um corante natural

Bertalha-roxa, um corante natural

 

Bertalha-roxa (Basella rubra) uma PANC (Planta Alimentícia não Convencional) muito especial.

Trepadeira nativa da Ásia Tropical, a qual também é chamada de espinafre de Malabar. Possui talos, nervuras e frutos roxos. Suas folhas são comestíveis e podem ser consumidas como um espinafre mesmo, idealmente cozidas por conta do ácido oxálico presente em baixos níveis. Quando cultivado a meia sombra apresenta menor produção dessa substância.

Seu cultivo é bem simples, precisa apenas de terra rica em matéria orgânica e humosa e um tutor ou treliça para subir. A partir do momento que encontra um suporte para sustentar-se, seu crescimento é bem rápido. Veja na foto abaixo como fica bonita, essa aí tem apenas 15 dias que encontrou um local para subir.

 

 

Seus frutos roxos são ótimos pigmentos naturais, seja para a culinária ou para outro uso. Veja no vídeo abaixo uma dica da nossa herbalista Gabi Pastro de como fazer extrato pigmentante para uso culinário com seus frutos e vodca sem sabor.

 

 

Sua parente próxima, a bertalha-verde (Basella alba), é a mais conhecida aqui no Brasil, porém existe uma outra planta também chamada de bertalha e também PANC, a bertalha-coração (Anredera cordifolia).

Por aqui estamos com um lote incrivelmente lindo de bertalha-roxa, aproveite. Mais informações de valores e encomendas pelo chat no canto esquerdo inferior do site.

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915 ou (11) 98426-6564
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

 

Deixe uma resposta