Calda bordalesa: o que é e como usar na horta

Calda bordalesa: o que é e como usar na horta

A calda bordalesa é uma mistura desenvolvida no século passado na região de Bourdeaux, França, para o combate de míldio nas videiras. O míldio é um fungo que entra dentro do sistema foliar da planta, diferentemente do oídio, e estas ficam com aparência amarronzadas e transparentes. É uma doença comum às frutíferas de uma forma geral, mas também pode estar presente em diversas plantas da horta, como berinjela, abobrinha, beterraba, quiabo, entre outros.

Essa calda é uma mistura de cal virgem e sulfato de cobre, a qual é permitida pela agricultura orgânica desde que sejam respeitadas as diluições. Em excesso, o cobre pode contaminar o solo.

Além de combater míldio, é ótima para evitar e combater bactérias e ácaros também. Outra vantagem é que, por ser rica em enxofre auxilia no processo de frutificação, aumentando a síntese proteica.

 

Como usar?

  • Para combate e prevenção: pulverização das folhas, tanto embaixo quanto em cima delas.
  • Para adubação: pulverização ou rega controlada das folhas.

 

No nosso viveiro temos a venda a calda bordalesa pronta, em pó, bastando apenas diluir bem em água para aplicar. O rendimento dela é excelente, 30g geram 10L. Para mais informações sobre esse produto entre em contato com nosso comercial pelo chat no canto inferior direito aqui do site ou escreva para (11) 93489-1008.

Quer aprender muito mais sobre horta orgânica de temperos e especiaria? Fique de olho nas inscrições do curso on-line Horta Orgânica de Ervas Medicinais e Aromáticas e Especiarias aqui.

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915 ou (11) 93489-1008 (WhatsApp)
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

Deixe uma resposta