Como e quando colher camomila?

Como e quando colher camomila?

Por aqui já abordamos em diversos posts  a colheita das ervas aromáticas folhosas. Para ver mais, coloque na caixa de busca a palavra ‘colheita’.

E hoje iremos falar de uma colheita diferente…a das flores de camomila. A espécie que temos aqui no viveiro é a camomila-romana (Chamaemelum nobile), a qual tem comportamento anual, com uma floração a partir de seus 60 – 80 dias após a semeadura. Porém a nossa dica valerá para todas as espécies.

A época de floração a maior parte das espécies de camomila é na Primavera/Verão, ou seja, nessa época do ano. O momento ideal da colheita das flores é quando as lígulas, aquelas flores estéreis que bordeiam os capítulos estão abertas e alinhadas horizontalmente aos capítulos (veja na foto abaixo).

 

Já quando as lígulas se voltarem completamente para trás do capítulo é a hora de deixar as sementes se formarem, pois se colher nesse período terão poucas propriedades medicinais, como óleos essenciais (veja na foto abaixo).

 

 

Já a melhor técnica para fazer a colheita é com as mãos, apenas passando os dedos como se fossem pentes nos capítulos e puxando. Confira no vídeo abaixo.

 

 

Após a colheita poderá usar frescas ou desidrata-las para durarem mais. Aguardem que em breve teremos um curso com essa temática da desidratação.

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915 ou (11) 98426-6564
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

 

Deixe uma resposta