Como cultivar chia?

Como cultivar chia?

Você sabia que a chia é um tipo de sálvia? Sim, seu nome científico é Salvia hispanica, ou seja, é do gênero Salvia. O formato de suas flores já denunciam que é da família botânica Lamiaceae, a mesma da hortelã, lavanda, tomilho, entre outras plantas aromáticas. Apesar disso, sua característica culinária não está relacionada à aroma de folhas, apesar de possuir aroma, mas à sua riqueza de óleos em suas sementes, ela é considerada oleaginosa.

Seu nome científico pode gerar outra confusão, pois pode-nos levar a crer que é nativa da Espanha, mas não, é originária do Sul da América do Norte ao Norte da América do Sul, como Guatemala, Colômbia e México.

É uma planta anual, ou seja, após uma floração intensa ela morre, deixando suas inúmeras sementes para re-semear ou para consumir na culinária. Quando plantada diretamente no solo pode chegar a 1m de altura.

O plantio em vasos é possível, porém prefira um que tenha acima de 30cm de altura/profundidade, desta forma conseguirá desenvolver-se bem e formar flores, frutos e sementes. Prefira planta-la sozinha em um vaso ou mais de uma muda em jardineiras, assim terá maior oferta de sementes.

É considerada uma planta rústica, sendo resistente à geladas e temperaturas altas. Prefere solos leves, entre o seco e levemente úmido e bem drenados, pode florescer o ano todo, porém tem uma abundância maior na Primavera e Verão.

Que tal plantar essa lindeza em casa? Aproveite que temos um lote novinho dela em estoque. Converse conosco pelo 11-26314915 ou mensagem para 11-934891008. Envios para fora de SP mensagem para 11-934656164.

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915 ou (11) 93489-1008
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

 

 

 

Deixe uma resposta