Como eliminar fungos das plantas naturalmente?

Como eliminar fungos das plantas naturalmente?

Semana passada, falamos por aqui dos cuidados que devemos ter com nossas plantas com a chegada do Outono, veja aqui, e um desses tópicos é o cuidado com o excesso de água nas folhas. Por isso, compartilhamos com vocês uma receita natural de fungicida, a qual é um preparado muito conhecido e aplicado na Agricultura Biodinâmica.

Ingredientes:
– 1 litro de água, sem cloro (pode ser a destilada ou mineral, veja no rótulo)
– 100 g de folhas de cavalinha fresca ou 15 g de cavalinha seca.

Modo de preparo: coloque as folhas de cavalinha de molho, em maceração, em 1 litro de água e durante 12 horas. Leve esse macerado (água + cavalinha) ao fogo alto. Ao levantar fervura, baixe o fogo e deixe fervendo durante 20 minutos. Lembre-se que durante todo o processo o chá tem que estar tampado. Aguardar o extrato esfriar e coar.

Este extrato pode ser guardado em garrafa plástica, ao abrigo da luz, em local fresco, por até 3 meses. Para isso, tire totalmente o ar da garrafa, espremendo-a.

 

Usando o fungicida
Importante: o extrato deve ser usado diluído. A cada 1 l de água sem cloro use 200 ml do extrato. Use essa diluição para pulverizar a planta afetada e o solo ao redor da mesma. Não guarde esse preparado diluído por mais de 24 horas.

Aplique por 3 dias seguidos (sempre a noite) em caso de forte infestação. Após isso, aplique a cada 3 dias por no máximo 15 dias. Para plantas com leve infestação aplique com um intervalo de 3 dias por 15 dias.

Aproveite, plante cavalinha em casa e tenha sempre ela por perto para fazer essa receita fungicida.

 

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915 ou (11) 98426-6564 (WhatsApp)
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

 

 

Deixe uma resposta