Como ter uma horta de temperos sempre bonita, vistosa e aromática

Como ter uma horta de temperos sempre bonita, vistosa e aromática

Queridos hortelões, hoje a dica não poderia ser mais simples! Você quer que suas ervas aromáticas estejam sempre bonitas, vistosas e saborosas? Então, use-as! Sim, é isto mesmo, o uso (ou melhor, a colheita/poda) é responsável por deixar a planta mais bonita, ramificada (cheinha) e saborosa.

Portanto, cultive temperos que você goste e use na cozinha.

©Denise Lindorfer
©Denise Lindorfer

Quando você colhe/poda:

  1. A planta se ramifica, pois naquele ponto que você podou irá surgir uma ramificação e um galhinho se tornará dois, ou seja, mais locais para o desenvolvimento de folhas surgirão.
  2. Prolonga o tempo de vida da planta, principalmente se você limitar o surgimento das flores. Depois que a maioria dos temperos floresce (como manjericão, cebolinha, salsinha, manjerona, entre outros) a próxima etapa é a morte da planta.

Olhem a diferença do mesmo manjericão-folha-de-alface (Ocimum basilicum crispum), recém-transplantado (esquerda) vs. após vários meses sem poda (direita). Se ele tivesse sido podado ao longo do tempo, ele estaria cheio e bonito, semelhante ao da foto esquerda. Porém, agora ele está estiolado, com muitas flores e com folhas envelhecidas, sem aroma.

Este manjericão, mais outros 10, nós deixamos propositalmente florir, pois o pessoal da Revista Natureza está fazendo uma matéria sobre os tipos de manjericões e eles precisavam tirar fotos das flores. Logo logo divulgamos por aqui quando a matéria sair.

Portanto, manjericões, hortelãs, orégano, manjerona, salsinha, coentro e cebolinha sofrem com a falta de poda. Já o alecrim é bem menos sensível, ele acaba se desenvolvendo bem mesmo sem poda.

Para saber melhor como fazer a poda correta leia este post repleto de dicas.

E vamos usar nossas ervas e temperos, nada de ter dó! 😉

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo

Este post tem 15 comentários

    1. Vera, que bom que você está gostando. Sempre traremos novidades por aqui. Atenciosamente.

  1. otimas dicas amei

  2. Tenho um pequeno espaço em casa e gostaria de ter uma pequena horta. Gostaria de orientações. Vocês podem me ajudar? Desde já agradeco Teresa

    1. Olá, Teresa. Nós temos um curso chamado Horta Caseira Orgânica, no qual o agrônomo Marcelo Noronha ensina todo o passo a passo para se ter uma horta em locais pequenos. É um curso bem completo para quem está iniciando. A próxima data será 23/05 das 9h00 – 14h00. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail sabordefazenda@sabordefazenda.com.br ou pelo telefone (11) 2631-4915. Atenciosamente.

  3. Porque se secam las folhas do meu alecrim,? Esta grande ja..mas umas hasts de folhas se secam…que devo fazer ?
    Estao na varanda ao ar livre
    Grata

    1. Olá, Claudia. Este é um sinal que a planta está antiga. Você pode fazer uma estaquia com uma parte deles (um ramo de 6 cm), assim você conseguirá um novo pé. Se não for a idade, pode ser falta de água ou excesso de vento. Atenciosamente, Gabriela

  4. Nosaaaaaa estou amando o sair. Tenho
    Alecrim ,hortelã,manjericão
    E quero cultivar vários
    Acredito que com vocês eu vou tirar várias dúvidas. Muito obrigado
    Assim:Dada Vieira

  5. Nosaaaaaa estou amando o sair. Tenho
    Alecrim ,hortelã,manjericão
    E quero cultivar vários
    Acredito que com vocês eu vou tirar várias dúvidas. Também quero aprender a podar meu pé de pitanga cultivado em vaso???
    Dedé já.
    Muito obrigado
    Assim:Dada Vieira

  6. MEU MANJERICÃO ESTA IGUAL AO DA DIREITA CHEIO DE FLORE E ALTO , OQUE FAÇO PRA ELE NÃO MORRER?? POSSO PODA-LO?? COMO??

    1. Olá, Roberta. Pode a maioria das flores, deixe algumas apenas para formarem sementes. Pode três nós abaixo do ramo floral, logo acima de uma ramificação. Abraços, Gabriela.

  7. Tenho um pé de manjericão de uns 60 centímetros e está sempre feito , pois não sei se molho demais , ou ele esta no sol de mais ou se podo ele demais ? Obrigado pela atenção.

    1. Olá, Kiko. Tudo bom? Ele pega pelo menos 4 horas de sol direto e diário? Você realizou a drenagem do vaso ou está plantado em canteiro? Abraços, Gabi.

      1. O pé de manjericão é o das folhas pequenas e está em um vaso de 40 cm /15 de largura ,pega sol de em torno de 5 hs por dia e molho ele no mínimo 3 vezes por semana ,e ainda tiro as flores para que ele possa crescer !

        1. Kiko, tudo bom? Ele deve estar lindo, você está fazendo tudo certinho. Grande abraço, Gabi.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho