Confusões botânicas: curry

Confusões botânicas: curry

Continuamos nossa jornada de confusões botânicas com um nome que gera muita, mais muita confusão…curry! Para explicar de uma forma mais fácil vou listar aqui quais plantas ou preparados podem levar o nome curry.

Plantas

Helichrysum italicum: arbusto de pequeno porte também chamado de immortelle. É muito conhecido na aromaterapia e cosmética por conta de seus poderes regenerativos da pele. Suas folhas, as quais servem também como tempero, apresentam aroma similar ao curry em pó, por isso seu nome, porém o sabor é amargo e não é fidedigno ao tempero curry.

 

Murraya koenigii: árvore de médio porte também chamada de árvore-do-curry, árvore-do-caril e curry-patta. É nativa de boa parte da Ásia, como Índia, Camboja e Tailândia. As folhas são usadas como tempero e remetem ao aroma e sabor que vai entre o das cascas de mexerica e as folhas da pitangueira. Não é uma erva fortemente presente no tempero curry.

Preparados

Tempero curry indiano: clássico tempero indiano (também chamado de caril), o qual contém diversas especiarias, como cúrcuma, feno-grego, pimenta-do-reino, sementes de mostarda, entre outras. Não existe receita fixa e o número e ingredientes é bem variável. Geralmente é vendido e usado em , porém existem versões com os ingredientes mais íntegros (inteiros).

 

Tempero curry tailandês: também considerado um tempero, porém ele se apresenta na forma de pasta com ervas e especiarias frescas, como alho, cebola, capim-limão, pimentas, gengibre e galangal. Os mais conhecidos são curry, vermelho, verde e amarelo.

 

Prato curry: ensopados asiáticos que levam o tempero curry, seja na forma de pasta, em pó ou íntegro, pode levar este nome. Geralmente, são feitos a base de curry, leite de coco e frango ou peixe.

 

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com