Confusões Botânicas: Hortelãs

Confusões Botânicas: Hortelãs
Plectranthus sp. (hortelã branca)

Estamos começando hoje uma série de posts sobre confusões botânicas, ou seja, problemas na identificação de algumas espécies e seus nomes populares.

Nome popular muda de região para região, não tem certo nem errado quanto a isso. Porém, nome científico é sempre fixo, independentemente da região ou língua falada ele é invariável.

Começamos falando das hortelãs, principalmente as hortelãs-pimentas. A maioria das plantas que chamamos de hortelã são do gênero Mentha, porém existem algumas outras plantas que não são deste gênero e também são chamadas de hortelã. Neste caso, chamamos de hortelãs as plantas que tem compostos aromáticos (óleos essenciais) mentolados, como mentol e piperitona.

Um grande exemplo desta exceção são algumas plantas do gênero Plectranthus. As plantas que chamamos de hortelã dentro deste grupo são hortelã-branca (Plectranthus sp.) e hortelã-do-norte/hortelã-pimenta (Plectranthus amboinicus). Confira suas fotos abaixo.

 

Uma outra planta também chamada de hortelã-pimenta que é confundida com a hortelã-pimenta Plectranthus amboinicus é a Mentha piperita, também chamada de menta. Confira ela na foto abaixo como são bem diferentes.

 

 

Ou seja, temos que tomar cuidado com os nomes populares, pois nomes iguais podem remeter à plantas completamente diferentes 😉

Semana que vem tem mais, nos acompanhe por aqui!

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br