Conheça a erva-de-santa-maria

Conheça a erva-de-santa-maria
Erva-de-santa-maria (Dysphania ambrosioides) um mato espontâneo amplamente medicinal e também PANC (Planta Alimentícia não Convencional). Ela nasce espontaneamente em lavouras, terrenos baldios, hortas e jardins, principalmente na estação das chuvas, ao longo da América do Sul e Central. É uma das espécies de maior área de dispersão. A colheita deve ser feita no início da floração. Desenvolve-se melhor em zonas temperadas, solos arenosos e férteis. Propaga-se por sementes.

Medicinalmente, auxilia no tratamento de contusões e dores musculares. É uma planta repelente de insetos, especialmente pulgas. O uso interno deve ser feito somente com a orientação de um médico.

Popularmente, também é chamada de mentrasto, mentruço, mastruço, mastruz, epazote, herba sancti mariae, jesuit’s tea, mexican tea, paico, wormseed, apazote. Por conta do nome mastruz, acaba sendo confundida com outro mato espontâneo medicinal e PANC, o mentruz (Lepidium didymum), porém são espécies bem distintas de características físicas e químicas.

A erva-de-santa-maria pode se comportar como perene ou anual, dependendo do local que encontra-se. É muito ramificada e com até 1 m de altura. Flores pequenas e verdes. Possui odor forte e característico em toda sua estrutura. As folhas podem ser usadas como tempero na culinária, principalmente no México, como para temperar pratos à base de feijão, cogumelos, milho verdes e em sopas.

Aproveite para ter essa incrível planta por perto, pois temos um lote especial e sazonal por aqui. Ficamos abertos de segunda a sábado das 9h00 até às 17h00.

🏡: Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo – SP
📞: 11 2631-4915
📱 (pedidos Grande São Paulo): 11 93489-1008
📱 (pedidos fora da Grande São Paulo): 11 93465-6164

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915 ou (11) 93489-1008
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

 

Deixe uma resposta