Conheça a planta burrito

Conheça a planta burrito

Burrito (Aloysia polystachya) é um subarbusto aromático nativo da América do Sul, mais especificamente o Sul da América do Sul, como Argentina, Paraguai e Bolívia. É do mesmo gênero que a erva-luisa (Aloysia citriodora), sendo também parecido no formato das folhas, porém em aromas bem distintos.

As folhas são ricas em óleos essenciais, principalmente carvona (78%), a qual também está presente nas mentas/hortelãs, porém o burrito não possui a presença do mentol e mentona, as quais ofertam o tão conhecido mentolado, ou seja, o sabor de suas folhas é muito parecido com a das hortelãs no começo, porém sem o sabor residual mentolado e amplamente refrescante.

É muito consumido em bebidas no Sul do país e também nos países de origem, sendo usado tipicamente como erva adicional do tereré (tererê), bebida típica à base de erva-mate (Ilex paraguariensis).

Possui ação digestiva, carminativa, hepatoprotetora e controla a acidez estomacal (por conta da presença de limoneno). Pode-se fazer infusões e decocções com suas folhas ou também usar como um tempero na culinária.

Simplesmente de sabor e aroma inesquecíveis, vale a pena provar e ter em casa para plantar. Aproveite que temos um lote pequenos de mudas dele por aqui. Converse conosco pelo chat do site e encomende a sua.

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915 ou (11) 98426-6564 (WhatsApp)
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

Deixe uma resposta