Conheça o almeirão-roxo

Conheça o almeirão-roxo

O almeirão-roxo (Lactuca indica) é considerado uma Planta Alimentícia não Convencional (PANC) e, apesar de não ser nativo do Brasil, hoje tornou-se subespontâneo, sendo encontrado comumente crescendo nas regiões do Sul e Sudeste do país.

Também é conhecido por almeirão-de-árvore ou até mesmo orelha-de-coelho, é uma herbácea anual, ereta, pouco ramificada e lactescente. Apresenta crescimento entre até 2 m de altura quando em floração. Suas folhas são grandes e pontiagudas, porém podem variar em formato, tendo bordas serrilhadas ou não, e em cor, podendo ser completamente verdes ou apresentar nervuras arroxeadas. Por exemplo, o tipo que temos e comercializamos por aqui possui folhas de borda lisa e nervuras centrais arroxeadas, assim como sua parte inferior, por isso seu nome almeirão-roxo. Inflorescências formadas em capítulos e na coloração amarelo-claro (veja no vídeo abaixo), lembrando as da serralha e alface (todos são da mesma família botânica…Asteraceae).  

 

 

É considerado um mato espontâneo em diversas regiões do país, por isso apresenta fácil cultivo, crescendo em diferentes tipos de solo e tolerando até mesmo momentos mais intensos de seca. Possui capacidade de multiplicação por sementes muito intensa, sendo capaz de espalhar mudas pelo jardim e torna-se espontâneo. 

Suas folhas mais tenras podem ser consumidas, tanto cruas como cozidas, trazendo um sabor levemente amargo ao prato. Além disso, são ricas em antioxidantes. 

 

 

Aproveite para ter essa PANC rústica e deliciosa em sua horta ou jardim, temos um lote bem especial de mudas dela.

 

🏡: Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo – SP
📞: 11 2631-4915
📱 (pedidos Grande São Paulo): 11 93489-1008
📱 (pedidos fora da Grande São Paulo): 11 93465-6164

Deixe uma resposta