Conheça o borago, a flor da alegria

Conheça o borago, a flor da alegria

Gabi Pastro, herbalista

O borago (Borago officinalis), conhecido por muitos por borragem, é uma planta nativa do Mediterrâneo e Ásia. Possui porte herbáceo e tem ciclo de vida anual, ou seja, dura cerca de um ano. Suas folhas são grandes, opacas, ásperas e sem aroma expressivo. As flores florescem independentemente da época do ano e, geralmente, são na cor azul.

É considerada uma planta medicinal e culinária. As folhas podem ser consumidas cruas, porém, por serem ásperas, é mais indicado serem refogadas. As flores possuem sabor que lembra à abóbora e podem ser usadas na finalização de pratos salgados e doces. Sua duração é curta, o ideal é colher e já consumir.

Medicinalmente, suas folhas são usadas para tratamento de gripes, bronquites, problemas urinários e inflamações. De suas sementes é extraído o óleo vegetal, o qual auxilia em momentos de tensões pré-menstruais das mulheres.

Energeticamente, é chamada da flor da alegria. É uma das 38 essências florais de Bach, sendo utilizada para trabalhar um coração pesado e a falta de confiança ao enfrentar desafios. Diz-se que o floral traz coragem, fornecendo uma condição de flutuabilidade da alma. Diz-se que o borago traz leveza e entusiasmo à alma, enchendo-a de otimismo e entusiasmo.

Aproveite para cultivar essa lindeza na sua casa, estamos com um lote especial de mudas por aqui.

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

Deixe uma resposta