Conheça o coentro-selvagem (Erygium campestre)

Conheça o coentro-selvagem (Erygium campestre)

Pensou que existia apenas uma planta chamada de coentro? Se sim, enganou-se. Por aqui já apresentamos o coentrão (Eryngium foetidum) e contamos da diferença dele para o coentro comum (Coriandrum sativum) – leia aqui. E hoje vamos falar do coentro-selvagem (Erygium campestre), também chamado de coentro-de-metro, coentro-de-espinho e coentro-tucano.

Coentro-selvagem (Eryngium campestre)

Como podem perceber, tanto o coentro-selvagem como o coentrão são do mesmo gênero botânico (Erygium sp.), ou seja, são parentes próximos, diferentemente do coentro comum que faz parte até de outra família botânica. Estes primeiros se distinguem pelo formato das folhas, ambos possuem espinhos, porém o selvagem é de folhas estreitas e longas, podendo chegar a 60 cm de comprimento e o coentrão tem folhas mais escuras, brilhantes, arredondadas e de menor comprimento (até 10 cm).

Outra grande diferença entre estes dois parentes é que o selvagem (E. campestre) é nativo de toda região do Mediterrâneo, tanto a porção africana como europeia, já o coentrão (E. foetidum) é nativo México até a América Tropical e hoje introduzido (e consumido) em áreas da Ásia e África.

Como ambos possuem folhas coriáceas e com presença de espinhos, a melhor forma de consumo é deles bem picados ou cozidos/refogados. O sabor dos três é muito parecido, a diferença fica mais por conta da textura e da intensidade (estes dois que estamos falando aqui são bem mais intensos, um pedacinho de folha já é o suficiente para aromatizar e dar sabor a um prato).

Um ponto diferencial deste nosso coentro-selvagem e dos demais é que podemos utilizar (na culinária) também seus talos florais (área de onde surgem as inflorescências), como se fossem aspargos, podendo serem consumidos crus, cozidos e até mesmo empanados e fritos.

Cultivar o coentro-selvagem é muito simples, é uma planta rústica que aprecia muito sol, tempo quente e terra bem drenada, por vezes pedregosa, e seca. Para seu melhor desenvolvimento cultive-o diretamente no solo, em canteiros.

 

Conheça mais sobre o coentrão aqui.

Gostou? Aproveite que temos mudas orgânicas sazonais destes dois coentros diferentes em estoque hoje. Venha nos visitar e adquira as suas.

🏡: Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo – SP
📞: 11 2631-4915
📱 (pedidos Grande São Paulo): 11 93489-1008
📱 (pedidos fora da Grande São Paulo): 11 93465-6164

Deixe uma resposta