Curry indiano: o louro da Ásia

Curry indiano: o louro da Ásia

Por Gabi Pastro, especialista em ervas aromáticas e especiarias 

Hoje é dia de falar da curry indiano, também chamada de árvore-do-caril ou árvore-do-curry (Murraya koenigii). Ela é uma árvore/arvoreta originária do Sri Lanka e Índia, atingindo de 3-4 m de altura quando na fase adulta. Se você já foi para a Índia, com certeza já viu essa planta, pois ela está presente na casa de todo indiano!

Suas folhas têm sabor cítrico e marcante, qual lembra casca de tangerina, porém sua consistência é bem fibrosa, similar ao louro. Suas flores são pequenas e de coloração creme, as quais após polinização dão origem a pequenos frutos rosados que se tornam negros quando maduros.

Desenvolve-se em climas tropicais e subtropicais, podendo ser plantada em vasos ou canteiros, porém requer terra humosa e frequentemente adubada. Use, a cada 40 dias, húmus de minhoca ou composto orgânico. A falta de rega pode gerar folhas pequenas e com galhos pouco desenvolvidos. Reproduz-se por sementes e estaquia de raiz.

A infusão de suas folhas auxilia na digestão e promove a saúde do intestino. Podem ser usadas como tempero na forma seca ou fresca e aceitam serem tostadas no começo do cozimento. Use-as com moderação, 4-5 folhas são suficientes para uma receita para 4 pessoas, pois são muito intensas. Combina com legumes, carnes, peixes, frutos do mar, lentilhas, sopas, ensopados, chutney e curries.

O nome ‘curry’ também é utilizado para denominar outra planta, a Helichrysum italicum, qual recebe esse nome porque possui um aroma que lembra o condimento curry (mistura tipicamente indiana), a qual também é chamada de immortelle.

Aproveite que temos mudas dessa linda espécie a venda aqui no viveiro 😉

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho