Do lixo ao luxo: compostagem caseira

Do lixo ao luxo: compostagem caseira

Ultimamente aplicar no dia a dia os 5Rs (recusar, reduzir, reutilizar, recuperar e reciclar) é o mínimo que podemos fazer para melhorar a qualidade do nosso meio ambiente. Se você não faz essas práticas, repense. Quantos milhares de resíduos deixam de serem lançados na natureza apenas com a recusa, redução, reutilização, recuperação e reciclagem? Muitos!

Uma das atitudes que ajuda a colocar isso tudo em prática é a compostagem caseira e você pode começar com ela. Já verá uma enorme diminuição do volume de resíduo orgânico que estaria indo para os aterros.

Existem diversas formas de fazê-la e tudo dependerá do espaço disponível e afinidade com a técnica. A mais fácil e prática é na forma de caixas fechadas, as chamadas composteiras domésticas ou minhocários. Nelas colocamos, além do resíduo orgânico, as minhocas, as quais irão consumir velozmente o material todo. A mais comum para esta prática é a minhoca californiana, a qual produz o húmus de minhoca em até 2 meses.

O mais legal disso tudo é que, além de ajudar o meio ambiente, também está produzindo o melhor adubo que suas plantas poderiam ter! Tomate, manjericão, salsinha, cebolinha, hortelã, entre outras, amam ter uma terra bem rica em húmus de minhoca ou composto orgânico.

Podemos utilizar a seguinte proporção para plantio para estas plantas que preferem um solo mais humoso, 1/3 terra e 2/3 de húmus de minhoca ou composto orgânico. Já para as que preferem um solo menos rico, como as ervas do Mediterrâneo, pode-se usar a proporção de 1/3 de terra, 1/3 de areia e 1/3 de composto orgânico ou húmus de minhoca.

Quer aprender a montar sua composteira doméstica e obter sucesso nesta empreitada? Venha participar da nossa Palestra On-line | Compostagem: do Lixo ao Luxo com a herborista Sabrina Jeha. Será dia 06 de agosto (quinta-feira) das 10h00 às 11h00 via Facebook, aberto à todos.

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915 ou (11) 98426-6564
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

Deixe uma resposta