Eclipses e sua horta

Eclipses e sua horta

No último dia 26 (maio), foi dada a largada à temperada de eclipses de 2021. Tivemos nesse dia um eclipse lunar e agora dia 09 de junho haverá o primeiro eclipse solar do ano. Mas o que isso tem a ver com nossa horta?

As plantas, assim como tudo e todos, estão suscetíveis as forças da Lua e isto influencia amplamente em sua saúde. Já falamos por aqui sobre Agricultura Biodinâmica, a qual baseia-se nos ciclos lunares e solares, leia na íntegra aqui.

Cada fase lunar promove algo diferente na planta, os quais podem ser benéficos ou maléficos, porém existem dias que são amplamente não propícios para jardinar, ou seja, para mexer com as plantas, são os dias de eclipses, sejam eles solares ou lunares.

Sempre 12 horas antes e 12 horas depois deste tipo de evento as plantas (nós mesmos e outros animais) ficam mais suscetíveis a qualquer mudança, então para evitar que a planta fique debilitada e sofra nós não mexemos nela. Não adube, não colha…o ideal seria nem regar, mas se ela estiver precisando não tem o que fazer.

O que pode acontecer de extremo se jardinar neste dia? A planta poderá morrer…se ela já estiver mais fraquinnha e fizer algo com ela neste dia poderá ser fatal. Em casos leves, poderá abrir uma porta para ataques de fungos e/ou insetos.

Para este evento de agora, o ideal é não mexer nas plantas entre as 5h da manhã do dia 09 de junho até as 20h do dia 10 de junho (horário de Brasília).

Mas o que pode ser feito neste momento? Ah, se você deseja eliminar alguns matinhos espontâneos que teimam em espalhar-se demais na horta, poderá fazer a retirada deles, pois isso irá enfraquecê-lo, mas tenha controle, pois em excesso poderá abalar a terra e os microrganismos dela 😉

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915 ou (11) 93489-1008
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

Deixe uma resposta