Feijão-branco com abóbora e ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata)

Feijão-branco com abóbora e ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata)
Por Gabi Pastro, herbalista

É nessa época do ano que ocorre o esplendor das várias variedades de ora-pro-nóbis, suas folhas estão mais tenras e elas florescem e frutificam. Pensando nisso, separamos para vocês uma receita acolhedora de feijão branco com abóbora e folhas de ora-pro-nóbis, você pode consumir como uma sopa ou como um feijão mesmo.

Essa receita pode ser feita com folhas de qualquer uma das variedades/espécies.

Ingredientes:

1 xícara de feijão branco

1 e ½ xícara de abóbora japonesa em pedaços médios (em torno de 2 cm)

1 xícara de folhas de ora-pro-nóbis sem a nervura central e bem picadas

1 cebola picada

3 dentes de alho picados

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo: deixe o feijão de molho em água por cerca de 8 horas. Após este período, frite, em panela de pressão, a cebola e o alho (2 dentes) no azeite, acrescente o feijão escorrido e as abóboras e deixe refogar. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Coloque água três dedos acima da mistura, feche a panela e deixe cozinhar na pressão por cerca de 15 minutos. Quando estiver próximo deste tempo tire a pressão e confira se já está pronto ou se precisa de mais tempo. O ponto é quando os feijões estiverem macios e as abóboras quase desmanchando. Em uma frigideira, frite o último dente de alho no azeite, acrescente a ora-pro-nóbis e o sal, deixe amolecer. Coloque este refogado no feijão já pronto e fora da pressão, deixe a mistura ferver com a tampa aberta para o caldo engrossar.

E já está pronto para servir!

A sobra deste feijão pode dar uma deliciosa sopa no dia seguinte, basta bater no liquidificador e deixar engrossar no fogo.

Para quem quer começar a cultivar a ora-pro-nóbis em casa, aproveitem! Temos mudas da de flor creme (Pereskia aculeata). Mais informações: (11) 2631-4915.

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

Este post tem 2 comentários

  1. Boa noite. Quanto é a muda do ora-pro-nobis? Em 21/02/2019 17:02, “Viveiro Orgânico de Ervas e Temperos Sabor de

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho