Fique de olho: formiga na horta

Fique de olho: formiga na horta
Gabi Pastro

 

ladybug-1486479

Surgiram formigas na sua horta? Então fique de olho nas seguintes dicas:

  • Compactação do solo: a presença de formiga pode indicar um solo duro, sem aeração. Para evitar isto, afofe seus vasos a cada 10 dias. Se você tem canteiros, o trabalho pode ser muito grande, portanto uma dica é usar cobertura vegetal morta (em vasos também!) para evitar a compactação do solo.
  • Falta de nutrientes: as formigas preferem habitar solos mais pobres, por isto adube os vasos a cada 40 dias e canteiros a cada 60 dias.
  • Elas possuem parceiros: onde tem formiga pode ter pulgões, isto pelo fato destes dois animais são parceiros. A formiga protege os pulgões do ataque das joaninhas e os pulgões deixam as formigas consumirem a substância doce que secretam.
  • Controle ecológico: plantas aromáticas, como cebola e alho plantados na horta podem afastar estes visitantes. Uma alternativa é colocar na terra um pouco de cravo ou fazer uma calda com estes. Outra opção é adubar com torta de nim, qual também possui aroma intenso que as formigas não gostam.

 

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

Este post tem 8 comentários

    1. Anders, você pode adubar com o que desejar, como humus de minhoca, torta de nim, composto orgânico….Se desejar saber mais sobre adubação, escreva ‘adubação’ na caixa de busca e aparecerão diversos textos referentes. Abraços.

  1. “Uma alternativa é colocar na terra um pouco de cravo ou fazer uma calda com estes.”

    Ontem pus cravos nas plantas favoritas das formigas cortadeiras. Hoje essas plantas amanheceram sem folhas, e sem cravos. Suponho que pelo menos 1 tipo de formiga, o tipo que enfrento aqui, gosta de cravos e de couve simultaneamente.

    1. Tentei depois pôr gengibre, alho, cebola, nada disto adiantou.

      Me surgiu a ideia então de comprar chicletes, mascá-los, e então colá-los nos furos dos formigueiros que estão num chão de cimento. Uma solução bem elegante.

Deixe uma resposta