Formando novas espécies no jardim

Formando novas espécies no jardim
Jpeg
Gabriela Pastro

Quando diversas plantas em um espaço pequeno o cruzamento entre duas espécies diferentes, porém com proximidade taxonômica, pode acontecer. Por exemplo, quando deixamos dois tipos de manjericões próximos no jardim eles podem cruzar entre si e gerar uma nova espécie com características das duas plantas. Isto também pode acontecer com diversas hortaliças, como abóbora e abobrinha. Neste processo natural é gerada uma nova variedade de planta, qual pode ou não ser fértil.

Apesar de este processo ocorrer naturalmente na natureza é possível induzir o cruzamento de espécies (ou subespécies) diferentes e neste caso chamamos esta nova espécie de híbrido e o processo de hibridização.

Aqui no viveiro nós notamos que pode ter acontecido um cruzamento entre duas pimentas, porém não sabemos se esse cruzamento aconteceu aqui no viveiro ou se a semente que plantamos era híbrida, ou seja, veio da Isla já assim. De um lado do nosso corredorzinho nós plantamos pimenta caiena e do outro lado (40 cm de distância) nós plantamos pimenta dedo-de-moça. Conforme os pés foram crescendo e frutificando nós notamos que o pé de caiena estava dando dois tipos de frutos, caiena e dedo-de-moça.

Pimentas no viveiro ©Sabor de Fazenda
Pimentas no viveiro ©Sabor de Fazenda

O que pode ter acontecido…

Insetos polinizadores visitaram as flores de dedo-de-moça e neles grudaram os polens (gametas masculinos). Depois disto, eles visitaram as algumas flores de caiena e com isto polinizaram elas com o pólen da dedo-de-moça. Assim as cresceram frutos diferentes, porém parecidos em ardência e formato à pimenta dedo-de-moça no pé de caiena.  Isto também pode ter ocorrido por causa do vento e não dos insetos.

Diferentes frutos no pé de pimenta caiena ©Sabor de Fazenda
Diferentes frutos no pé de pimenta caiena ©Sabor de Fazenda

Se você não quiser que isto ocorra, você pode plantar espécies parentes ou coloque uma rede no entorno da muda que estiver com floração, assim somente haverá polinização entre a própria planta 😉

Lembre-se que espécies aparentadas ou plantas da mesma espécie muito plantadas muito próximas pode ser um problema em caso de presença de pragas e doenças, vejam mais sobre este tema no post da semana passada.

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

Deixe uma resposta