Hana o quê?…Hana-nirá!

Hana o quê?…Hana-nirá!

Quem não conhece o nirá (Allium tuberosum) vai se surpreender com suas folhas com leve sabor de alho. Esta curiosa planta é do mesmo gênero que a cebola, cebolinha, alho-poró e alho, portanto também forma bulbos. Porém, diferentemente do alho, cebolinha e cebola, suas folhas são achatadas (e não tubulares). Mas o que ele tem a ver com o hana-nirá!? Calma, vamos explicar…

IMG_6043

Talvez você já tenha visto esta belezura em algum lugar ou ouvido falar sem saber o que é…pode também até ter confundido com sua parente cebolinha. Mas vamos desvendar este mistério!

Hana_nira (2)

O hana-nirá nada mais é do que o pendão floral do nirá. Esta estrutura tem formato diferente das folhas, apresentando formato tubular, similar à cebolinha, e dela saem os buquês de flores. Estes pendões são muito apreciados na Ásia, principalmente na culinária japonesa e chinesa, sendo que eles têm um sabor mais suave e menos fibroso que as folhas.

O hana-nirá é consumido quando a bolsa de onde emergem as flores ainda está fechada (foto acima). Se a colheita demorar a ser feita, logo aparecerão as flores.

Nira (6)

Onde podemos usá-los? Existem vários pratos tradicionais asiáticos que levam esta iguaria, como a guioza. Porém podemos também fazer um delicioso risoto de cogumelos e adicioná-los ou simplesmente fazê-lo refogado com um pouco de shoyo….huuum

O cultivo do nirá é simples, muito sol (acima de 4 horas diretas), um solo levemente úmido e arenoso e adubação a cada 40 dias. Porém, quem gosta de atacar nosso queridinho é o pulgão, por isto previna incorporando ao solo um pouco de torta de nim e deixe também que as joaninhas façam seu trabalho. Você pode cultivá-lo em vasos, jardineiras ou diretamente no chão, porém se quiser produzir uma quantidade razoável e mais frequente de hana-nirás opte por jardineiras extensas ou canteiros com várias mudas. Cada touceira pode produzir até 10 pendões florais por vez, porém o mais frequente são menos. Ele gosta de um clima ameno, porém tem boa resistência ao frio.

Agora que já sabe como cultivá-lo é só esperar os pendões surgirem e se deliciar. O hana-nirá demora entre 80 a 100 dias para emergir.

Mãos à terra!

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo

*Neste próximo sábado (24/01 das 9h00 – 13h30) teremos o curso Jardinagem Gastronômica com Silvia e Sabrina Jeha no viveiro Sabor de Fazenda. Venham aprender a identificar, cultivar e utilizar na culinária diversas ervas e temperos. Maiores informações (11) 2631-4915. 

Este post tem 25 comentários

  1. Obrigada pela explicação! Encomendei um maço de nirá, achando que era o mesmo que hana-nirá, que eu adoro… quando vieram as folhas, me surpreendi, pois não conhecia a diferença. Agora entendi! Valeu!

  2. Francisco

    Boa niote ei tenho interesse de compra o hana nira….11947444702

  3. José Fernando Aguiar

    Espetacular. Sabor suave que agrega muito nos regigados, omeletes. ..etc…Obrigado

  4. Deise Barbosa

    bom dia! O nirá pode ser usado em geleia? Já viu algum bom resultado……ele combina com alguma fruta em especial?

    1. Olá, Deise. Não conheço o uso do nirá para doces, o sabor dele é muito semelhante ao alho, então acho que não combinaria. Se der certo, nós avise. Toda experiência é válida. Atenciosamente, Gabriela.

  5. Neusa

    Tenho uma dúvida. Qual o verdadeiro nira. O de flores brancas ou roxas. Minha mãe ganhou e descobrimos q cada uma floresceu com cores diferentes e agora ela ficou com medo de consumi-los.

    1. Olá, Neusa. Tudo bom? O nirá (Allium tuberosum) tem flores brancas, desconheço se há alguma variedade de nirá roxa. Porém outras espécies do gênero Allium têm cores roxas. Atenciosamente, Gabriela.

  6. Adriana

    Olá gostaria de contato de produtores de hana_nirá, grata Adriana

  7. MANUEL ALVES DE SOUSA JUNIOR

    Boa noite! Vcs vendem mudas de Nirá? Enviam para Salvador? Quais os preços?

    1. Olá, Manuel. Tudo bom? Nós enviamos sim. Elas estão a partir de R$ 6,50. Elas vão em caixas com 18 unidades, variadas ou não. Atenciosamente, Gabriela.

  8. Nilde machado

    Gostaria de plantar, mas aqui no estado não tem. É semente?

    1. Olá, Nilde. Nós trabalhamos apenas com as mudas de nirá, nós não comercializamos as sementes. Depois de plantada, elas dão sementes facilmente. Abraços, Gabriela.

  9. Graziele

    Quero plantar para comercializar, quanto tempo leva desde o plantio até a colheita?! att:graziele

  10. Roberta mitiko Garcia

    Boa noite
    Tudo bem ??
    Vocês vendem Hana nira e shisso ???
    11 982302141
    Obrigada Roberta

Deixe uma resposta