Horta para quem não tem sol e nem tempo

Horta para quem não tem sol e nem tempo

Será que existe um tipo de cultivo de ervas e hortaliças para quem não tem sol e nem muito tempo para se dedicar a ela? Sim! Os brotos, também chamados de baby leafs ou microgreens, são a solução.

Brotos nada mais é do que colocar para semear uma grande quantidade de sementes da mesma espécie, muito mais do que colocaríamos para um cultivo convencional, e deixar estas plantas se desenvolverem até aproximadamente 5-8 cm de altura.

Neste tipo de cultivo, colhemos as folhas ainda jovens, quando estão com entre 5-15 dias de vida, dependendo do tipo de hortaliça ou tempero.

 

Algumas outras diferenças do cultivo de brotos do convencional (que a planta chega a ficar adulta):

  • Praticamente não há manutenção, você precisa apenas semear e colher. A adubação é feita apenas inicialmente, no momento da semeadura.
  • A maioria das hortaliças e ervas não apresentam rebrote nesta fase, ou seja, colheu tudo uma vez acabou e você precisará reiniciar o plantio.
  • Não há necessidade de sol direto, pois o tempo máximo de duração do broto será  em torno de 15 dias, mas achar um ambiente dentro de casa que seja claro é ideal. Se tiver sol, pode fazer no sol, o desenvolvimento será mais rápido.

 

Espécies que vão bem para brotos: beterraba (apenas folhas), cenoura (apenas folhas), salsa, cebolinha, coentro, rúcula, agrião, girassol, trigo, entre outros.

 

Quer aprender mais sobre cultivo orgânico de ervas, hortaliças, flores e brotos? Venha participar de nossos cursos presenciais e on-line. Confira a agenda aqui.

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915 ou (11) 98426-6564 – encomende suas mudas
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br
Fechar Menu
×

Carrinho