Imunidade | Plantas para Dormir Melhor

Imunidade | Plantas para Dormir Melhor

Semana passada falamos por aqui de ervas para aumentar a imunidade e vocês gostaram bastante. Pensando nisso, vamos fazer uma série mais detalhada sobre o tema.

Como já descobrimos, são inúmeros os fatores que proporcionam uma vida e um organismo saudável, boas noites de sono é um deles. Não há corpo são sem boas horas tranquilas dormindo. Durante a noite, nosso corpo reequilibra suas funções e assimila diversas informações que foram obtidas durante o dia, ou seja, para ter uma boa memória é primordial dormir bem.

 

Algumas dicas para dormir bem:

  • Não assista televisão uma hora antes de dormir e menos ainda durma assistindo ela.
  • Faça sua refeição no máximo 3 horas antes de ir para a cama.
  • Não se aqueça demais, pois durante a noite nosso corpo produz mais calor e isso fará você suar e acordar durante a noite.
  • Dome um chá calmante cerca de 1 hora antes de dormir, não tome demais e nem muito próximo do horário de deitar, pois isso fará você despertar durante a noite.

 

Plantas que auxiliam na melhor qualidade do sono e que também são tranquilizadores, ou seja, baixam o estresse:

Camomila romana (Chamaemelum nobile): essa é super conhecida, principalmente pelas mães. Traz um sono tranquilo e restaurador. Também é sedativa do corpo. Atente-se apenas para não tomar em dias muito frios, pois tem a capacidade de baixar a temperatura do corpo e, com isso, causar desconforto térmico durante a noite ou dia.

Cidreiras: são quatro espécies basicamente que chamamos de cidreira aqui no Brasil, o capim-santo (Cymbopogon citratus), melissa (Melissa officinalis), cidreira de árvore (Lippia alba) e verbena (Aloysia citriodora), todas com qualidades calmantes e digestivas.

Erva de gato (Nepeta cataria): se nos gatos ela causa excitação, em nós, seres humanos, ela tem o efeito contrário, baixa o estrasse e relaxa o corpo e a mente.

Lavanda: outra coringa por aqui, dê preferencia à lavanda-francesa ou alfazema (Lavandula angustifolia), pois é a mais tranquilizadora de todas, a lavanda comum de jardim (Lavandula dentata) pode te despertar ao invés de tranquilizar.

 

Todas as ervas citadas acima podem ser consumidas na forma de infusões, você pode tanto tomar cada uma sozinha quanto misturar algumas. O importante é sempre variar.

 

Semana que vem voltamos com mais dicas! E quem quer se aprofundar ainda mais nesse universo venha participar da nossa turma especial da Oficina de Chás para Imunidade que acontecerá aqui no dia 30 de março, saiba mais aqui.

Aproveite o final de semana e venha adquirir mudas orgânicas destas plantas incríveis para cultivar em casa e ter sempre ervas fresquinhas para preparar seus chás. Nesse sábado o viveiro funciona das 8h00 às 17hoo e estaremos, das 7h00 às 12h00, com nossas barracas nas Feiras Orgânicas do Parque da Água Branca e Modelódromo.

 

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com

Este post tem um comentário

Comentários encerrados.

Fechar Menu
×

Carrinho