Joaninhas no jardim: bom ou ruim?

Joaninhas no jardim: bom ou ruim?
Por Gabi Pastro

As joaninhas são super parceiras da horta/jardim, elas consomem diversos insetos, principalmente os pulgões. Ou seja, fazem o controle ecológico, deixando as plantas livres de predadores. Mas será que isto é verdade para todas as joaninhas? Não!

Atualmente, graças a uma leitora nossa, descobrimos que existe uma espécie de joaninha, a asiática (Harlequin succinea), que é capaz de consumir folhas também. Neste caso, ela é uma espécie onívora e não mais carnívora. Ela tem coloração alaranjada, não são aquelas vermelhas, é bem redondinha e repleta de manchas pretas.

joaninha_asiatica

Há anos atrás, ela foi introduzida na agricultura comercial para exterminar os pulgões, porém a situação fugiu do controle quando os pulgões acabaram e as joaninhas não tinham mais insetos para comer. As melhores adaptadas foram capazes de consumir folhas, como alternativa de consumo. Essas sobreviveram, e hoje, esta espécie, se tornou de hábito alimentar onívoro, ou seja, comem pequenos animais e plantas. Ou seja, este é um típico caso de uma tentativa frustrada de controle ecológico.

Aqui no viveiro nós conseguimos filmá-la comendo as folhas de um pé de berinjela, vejam os danos que ela fez em menos de uma hora:

Apesar disto, não é preciso se assustar, pois, em uma horta caseira, dificilmente teremos uma quantidade muito grande destas joaninhas, ou seja, ela não será capaz de arruinar sua horta/jardim. Percebemos que temos várias delas por aqui, porém os danos que causam são pequenos.

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

Este post tem 2 comentários

  1. Carina Leite

    Muito bom!!esclarecedor!
    Gostaria de saber: na minha varanda com 10plantinhas estamos com muitos pulgões embora já tenhamos usado óleo de neem, vc acha que se eu achasse joaninhas poderia colocar nas plantinhas?meu receio é acabar os pulgões e elas infestarem a casa, ou seja não haver mais controle biológico natural. Como me livro desses pulgões e fungos😭?

    1. Bom dia, Carina. Tudo bom? Não indico esse procedimento. A melhor solução é fazer um inseticida natural de pimenta e alho. Você encontra a receita no nosso blog, lançando na busca essas palavras. Porém, vale lembrar que a presença deles é um sinal de rega inconstante, ou há excesso ou há falta de água na horta. Abraços

Deixe uma resposta