Kokedama – Um Bonsai diferente!

Kokedama – Um Bonsai diferente!
Por Débora Morato

Um bonsai é uma paisagem miniatura em um vaso. Acredita-se ter originado durante a dinastia Tang da China ou até mesmo antes disso. Quem conhece um pouco de bonsai tem certeza que leva muito tempo e esforço para manter uma planta sempre pequenina. É verdade em alguns casos, mas não totalmente. Existem outros tipos de bonsai que são mais fáceis de manter e mais rápido para fazer também.

No Japão, surgiu um estilo de bonsai diferente chamado kokedama (pronunciado co-keh-dah-mah) que tem sido muito popular. Um kokedama é basicamente uma planta com o solo em formato de bola coberto com musgo, e este estilo de bonsai ganhou popularidade desde o início de 2000. Mas não se sabe claramente quem surgiu com a idéia. Segundo algumas fontes, Isao Umiji, um horticultor, inventou kokedama no final dos anos 90.

Podemos fazer kokedama com vários tipos de plantas! Ervas, arbustos, frutíferas, plantas de interiores. Teoricamente, todas as plantas podem virar um kokedama, assim como todas as plantas podem virar um bonsai. Dependendo do tipo de planta escolhida há materiais e técnicas específicas para preparar o arranjo.

O grande barato da kokedama é mantê-la suspensa, presa por um fio amarrado à bola de musgo, mas também pode ser colocada sobre um prato de cerâmica ou pires. São arranjos duradouros, podem durar meses e até anos, podendo ser reformados ou substituídos ao longo do tempo. Para manter a kokedama sempre bonita e saudável alguns cuidados são necessários. A questão principal é a luminosidade e rega que irá depender de cada espécie. Não existem regras rígidas para esse tipo de arranjo, afinal cultivar um jardim é um delicioso exercício de observação e cuidado! Vamos colocar a mão na massa?? Dia 23/setembro (10h00 – 12h00), irei ministrar uma deliciosa oficina de kokedamas aqui no viveiro Sabor de Fazenda, espero vocês. Informações e inscrições: sabordefazenda@sabordefazenda.com.br.

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta