Lavanda ou alfazema?

Lavanda ou alfazema?
Gabriela Pastro

Costumamos chamar de lavanda ou alfazema espécies do gênero Lavandula. No Brasil, temos o costume de chamar a maioria das espécies de lavanda, já a denominação alfazema é amplamente utilizada em Portugal. Por isto, é sempre bom sabermos os nomes científicos da planta que queremos para não nos confundirmos na hora da escolha.

As espécies mais conhecidas por nós aqui no Brasil são Lavandula officinalis (Lavandula angustifolia) e Lavandula dentata. A espécie L. officinalis é popularmente chamada de alfazema ou lavanda-inglesa, ela apresenta flores de tonalidades azuis com violeta. Esta espécie dificilmente floresce nos climas quentes daqui, isto geralmente ocorre em regiões mais frias e de alta altitude. Por isto, se quiser uma lavanda que produza muitas flores opte pela L. dentata (popularmente chamada de lavanda-comum ou lavanda-francesa). As flores desta espécie têm coloração lilás e são facilmente produzidas no nosso clima.

E como cultivá-las?

Estas plantas são de fácil cultivo, precisam de uma incidência solar de no mínimo 4 horas diárias e um solo bem drenado, pois o excesso de umidade faz com que suas raízes apodreçam. Para que fiquem sempre bonitas elas devem ser replantadas a cada 2 anos. Quando submetidas a leve estresse por falta de água e adubo produzem maior quantidade de óleo natural, tornando-se mais aromáticas. O plantio pode ser feito em vaso ou diretamente no solo.

Gostou e quer conhecer de pertinho estas plantas? Venha nos visitar na Sabor de Fazenda.

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo

Este post tem 16 comentários

    1. Laura, venha mesmo nos fazer uma visita quando estiver em São Paulo. Você vai amar! Temos muitas lavandas aqui no viveiro, além de mais de 90 espécies de ervas e temperos.

  1. Olá sabor de fazendo gostaria de saber se vocês vendem produtos pela internet, pois moro no Rio de Janeiro e gostaria de ter produtos de vocês parabéns pela sua fazenda é linda. Aguardo resposta. Bjs

    1. Olá, Raquel. Obrigada pelo carinho.
      Nós não temos compra direta pela internet, mas enviamos os produtos pelo correio. Você pode escolher os produtos pelo site ou ligando aqui no viveiro (11 2631-4915) e depois solicitar um orçamento pelo sabordefazenda@sabordefazenda.com.br.

      Att.

  2. E possivel o plantio direto com a lavanda.
    Em janeiro quero fazer uma visita, vcs funcionarão normalmente?

    1. Natana, é possível fazer o plantio direto, porém é menos garantido que fazer estaquia.
      Nós ficamos abertos de segunda das 13h00 as 17h00 e de terça – sábado das 8h00 – 17h00, funcionamos normalmente em janeiro. Os horários de funcionamento de feriados nós colocamos no facebook perto da data. Venha nos visitar, você vai adorar tudo aqui. Att. Gabriela

  3. Olá!! Trouxe comigo algumas sementes de lavandula officinalis da Patagônia e estou com dificuldades em fazer com que as mesmas brotem. Por acaso vcs tem alguma foto dessa espécie quando apenas brota?? Estou com alguns canteiros plantados que já apareceram alguns brotos, gostaria de saber se é da plantinha que tanto aguardo. Obrigada

      1. Muito grata pelo gentil retorno!!!

  4. Poxa, acho que me deu uma má notícia, sou apaixonado por Lavanda e seu perfume desde criança. Comprei numa lojinha da minha cidade, Vitória-ES, um pacotinho de sementes que está há sete dias na geladeira, preparei uma terra misturada com areia e um cantinho especial com muito sol (a informação que peguei no youtube é que ela gosta de sol). Mas o pacotinho é de Lavandula angustifolia, achei que seria fácil o cultivo, mas pelo que estou vendo ela dificilmente vai florar no clima tropical de Vitória. Não há nada que posso fazer?

    1. Olá, Clayton. Tudo bom? Provavlemente não florescerá aí, mas vale a pena tentar sim. Uma adubação com farinha de osso pode ajudar quando a planta já estiver bem desenvolvida. Abraços.

      1. Olá, mui grato pelo retorno, pode me dizer onde acho essa tal farinha de osso? Obrigado mais uma vez.

  5. Tenho um quarto mediano com uma só janela e deixo a lavanda dentata logo ao lado, só essa luz q entra no quarto e bate nela é suficiente? Ou preciso colocar ela de baixo do sol ?
    Ela ainda parece bem, comprei a poucos dias

    1. Victor, tudo bom? O ideal é que a lavanda pegue no mínimo 4 horas de sol direto nas folhas. Abraços.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho