Por Gabi Pastro, especialista em ervas aromáticas e especiarias e herbalista
As ervas fazem parte do nosso dia a dia há milênios, antes mesmo de inventarmos a escrita já as utilizávamos, seja na medicina, culinária ou uso mais energético. Ao longo da história, o real e o imaginário dessas belezas da natureza se misturaram e hoje não conseguimos mais separá-los. Dessa forma, carregamos conosco diversas simbologias, confira a de algumas ervas que amamos tanto:
-
Alecrim: purificador do ambiente. Ajuda a elevar os pensamentos. Altamente energizante. Dizem que um pé de alecrim jamais passará a altura que Cristo tinha e que suas flores se tornaram lilás azulada e suas folhas aromáticas apenas após Maria se abrigar aos seus pés. Ahhh não podemos esquecer que quem tem um pé lindo de alecrim em casa significa que a mulher é quem manda… 😉 …como é na sua casa?
-
Lavanda: eleva o astral e relaxa e acalma a mente. Traz tranquilidade e equilíbrio. Estimula o amor. Seu nome vem do latim ‘lavare’, mais especificamente lavar as impurezas da mente e do corpo.
-
Louro: atrai prosperidade, progresso e crescimento. Erva atrelada à mitologia grega, Os vencedores dos Jogos Olímpicos ganhavam uma coroa de louro, qual simbolizava a vitória e reconhecimento. Diz-se que a ninfa Dafne teria se transformado em um loureiro para fugir do assédio do deus Apolo. Impossibilitado de ter sua amada, ele teria confeccionado uma coroa de louro e usado para sempre, ou seja, é uma erva relacionada à imortalidade também.
-
Manjericão: traz sorte, felicidade, prosperidade e proteção. Considerada uma erva real pelos franceses e divina pelos indianos. Conta a história que o manjericão só cresce vistoso quando a semeadura é feita aos xingamentos. Na Antiguidade, a colheita do manjericão era feita apenas após acontecer um ritual específico de limpeza, no qual a mão direita tinha que ser purificada com folhas de carvalho e a esquerda precisava ser lavada três vezes em fontes diferentes.
- Sálvia: estimula o equilíbrio entre mente e corpo. Espanta vibrações negativas e traz proteção à casa e as pessoas. Seu nome, em latim, significa salvar. Dizem que quem tem um pé de sálvia lindo e vistoso em casa não precisa se preocupar com a morte 😉 .
Nesse final de ano, dê presentes repletos de simbologia, como as ervas aromáticas. Seus amigos, familiares e colegas de trabalho irão amar!
Garanta desde singelas mudas à lindas cestas de ervas para amigos secretos, festas corporativas e reuniões familiares.
Mais informações: (11) 2631-4915