Mandala de Ervas Keyhole

Mandala de Ervas Keyhole
Por Mayra Dias

Você possui um pequeno quintal e gostaria de otimizar o espaço para cultivar um lindo jardim de plantas comestíveis?

O keyhole garden é uma ótima referência para essa situação. É uma técnica altamente adaptada para produção de hortaliças em áreas desérticas e extremamente secas. Originários de Lesotho na África foi uma técnica desenvolvida pelo Consertium for Southern Africa Food Security, com o intuito de solucionar a questão hídrica da produção de alimentos em áreas áridas e vulneráveis socialmente.

O keyhole conhecido também por buraco de fechadura por conta do formato que possui. É um tipo de canteiro circular portanto pode ser planejado de maneira harmoniosa para que tenha o aspecto de uma bela mandala.

Eles possuem aproximadamente 2 metros de diâmetro e uma composteira circular no centro. Em volta dessa composteira é cultivado o jardim de comestíveis que é abastecido com os nutrientes disponibilizados pelo processo de compostagem que acontece no centro do canteiro.

Nos inspiramos na técnica do keyhole para criar este jardim comestível em mandala que foi feito como prática de uma das edições do curso de Jardinagem Orgânica Comestível no viveiro Sabor de Fazenda. Você já viu essa nossa mandala por lá?

 

 

O canteiro nas fotos possui 2 metros de diâmetro onde cultivamos quase 15 espécies de plantas comestíveis.

Lista de espécies:
1.Cebolinha Francesa
2.Cebolinha Comum
3.Zínia Anã
4.Salsa Lisa
5. Cravina
6.Alface Lisa
7.Rúcula Italiana
8.Acelga
9.Espinafre
10. Azedinha
11.Almeirão roxo
12.Berinjela
13.Nirá
14. Brinco de princesa

 

Quer aprender mais sobre esta técnica incrível? Venha participar da Oficina de Jardim Fechadura (keyhole) com a Mayra Dias no dia 19 de novembro das 10h30 às 12h30. Mais informações e inscrições aqui. Lembrando que estamos tendo turmas presenciais de apenas 10 alunos.

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915 ou (11) 93489-1008
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

Deixe uma resposta