Miosótis: não-me-esqueças

Miosótis: não-me-esqueças

Miosótis-azul (Myosotis spp.) é uma planta de origem europeia, a qual guarda em si a simbologia da irmandade e lembrança afetuosa e amorosa, por isso seu outro nome popular é não-me-esqueças.

Muito conhecida na sua região de origem, porém ainda pouco divulgada por aqui. A maioria possui flores de um azul celeste, as quais aparecem na primavera-verão. Quando em floração, a planta pode chegar à 80 cm de altura, sendo que as flores são comestíveis e medicinais. Por ser uma planta anual, floresce e morre dentro de 1 ano, é interessante retirar suas sementes para plantar após a finalização de seu ciclo. Prefere clima mais ameno e uma irrigação frequente, porém sem excessos.

Popularmente, é utilizada como cicatrizante, calmante, sedativa e anti-inflamatória. Sua infusão alivia tosse seca e bronquite, além de proporcionar um aumento na qualidade do sono.

No jardim, atrai insetos polinizadores, ajudando a ter uma horta mais bonita e produtiva.

As flores frescas ornamentam diversos pratos e desidratadas podem ser utilizadas para dar um charme aos blends de chás e infusões mistas. Existem poucas flores comestíveis de tonalidade azul, por isso é muito valorizada dentro do universo da culinária e dos chás. Une-se a ela o feijão-borboleta, centáurea e borago, todos de flores azuladas e em tonalidades distintas.

Quer saber mais sobre elaboração de blends de chás e infusões com flores? Veja o curso on-line Chás e Infusões – Tea Blending aqui. Quer ter flores azuis no jardim? Encomende suas mudas através do nosso chat no canto inferior direito aqui do site.

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915 ou (11) 98426-6564 (WhatsApp)
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

 

Deixe uma resposta