O que é Agricultura Biodinâmica

O que é Agricultura Biodinâmica

Você já ouviu falar de Agricultura Biodinâmica? Ela é uma linha de estudo desenvolvida a partir dos ensinamentos de Rudolf Steiner, fundador da Antroposofia e da pedagogia Waldorf. Nela as questões cósmicas estão muito presentes, sendo que as fases da Lua (Cheia, Nova, Crescente e Minguante), as passagens do Sol e da Lua pelas 12 Constelações, por exemplo, Touro, Capricórnio e Gêmeos, e eventos cósmicos, como Eclipse, Perigeu, Apogeu são levados em conta no momento de manejar as plantas e até mesmo gados e abelhas, sim com ela é possível ter um apiário mais saudável, além de plantas.

Dentro da Agricultura Biodinâmica, existe o Calendário Biodinâmico, criado por Maria Thun (1922 a 2012), uma cientista austríaca.  O calendário desde sua criação até hoje é lançado anualmente de acordo com o estudo do céu ao longo do ano, existe um calendário para cada hemisfério e nele são indicados quais os dias bons para manejar folhas, frutos, raízes e flores, assim como dias bons para produção de mudas, adubação, semeadura, entre outros. Nele também é possível vermos os dias que não são benéficos para se mexer na horta, ou seja, o descanso do jardineiro.

Por aqui não conseguimos aplicar a Agricultura Biodinâmica em sua totalidade, porém algumas ações e técnicas estão sempre presentes, desde que nossa herborista Sabrina Jeha fez sua formação na área em 2000 com os professores Ana Primavesi, Sr. Gabert, João Ávila e René Piamonte. De lá para, já aplicamos bastante fungicida de cavalinha e fermentado de urtiga, dois preparados ótimos. Hoje em dia olhamos mais para o calendário e tentamos, na medida do possível, escolher nossas ações ao longo dos dias de acordo com ele, principalmente em relação aos dias não propícios para atividades agrícolas.

Com esse estudo aprendemos que aceitar os ritmos da Natureza nos oferta ainda mais garantias e abundâncias. Você aí, aceita os ritmos da Natureza? Ou já está se desesperando porque sua horta não está igual ao que era há 1 mês atrás?

Quer aprender a trabalhar em parceria com a Natureza? Fique de olho na próxima turma de Horta Orgânica de Ervas Medicinais e Aromáticas e Especiarias (saiba mais aqui).

 

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915 ou (11) 98426-6564 (WhatsApp)
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

 

 

Deixe uma resposta