Ora-pro-nóbis da flor rosa

Ora-pro-nóbis da flor rosa

A ora-pro-nóbis mais conhecida, cultivada e consumida no Brasil é a Pereskia aculeata, a qual tem flores cremes, porém ela não é a única e hoje iremos falar da ora-pro-nóbis de flor rosa, a Pereskia grandiflora (sinonímia Rhodocactus grandifolius), a qual também é chamada de rosa-madeira ou cacto-rosa.

Segundo Kew Science, é nativa da região norte, nordeste e sul do Brasil, tendo sida introduzida com sucesso em outras regiões, como Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Haiti, Jamaica, Porto Rico, Sudoeste do Caribe, Trinidad-Tobago, Antilhas Venezuelanas e Vietnã.

Assim como as demais ora-pro-nóbis, é um cacto espinhento, de crescimento arbustivo, chegando a uma média de 2 a 5 m de altura quando em canteiros e em fase adulta, porém existem espécimes que passam desta altura, chegando à 10 m.  É possível cultiva-la em vasos, porém estes devem ser idealmente grandes, acima de 60 cm de altura.

O grande diferencial são suas flores rosas a púrpura que a transformam em uma ótima opção de ornamentação do jardim. Além disso, possui inúmeros estames (partes masculinas da flor) em amarelo intenso e no centro destes o carpelo (parte feminina da flor) em branco. A floração é intensa e abundante e pode ocorrer mais de uma vez no ano. As flores atraem abelhas e outros insetos polinizadores, sendo uma planta essencial para se ter por perto e atrair insetos bons para o jardim.

Assim como as demais, possui folhas, flores e frutos comestíveis, sendo considerada uma PANC (Planta Alimentícia não Convencional). O único detalhe importante, é que as folhas dela precisam serem consumidas branqueadas, diferentemente das demais ora-pro-nóbis.

 


Aproveite que estamos com um pequeno lote dela no viveiro. Garanta sua muda vindo nos visitar ou encomendando pelos correios. Mais informações: (11) 93465-6164.

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915 ou (11) 93489-1008
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

 

 

Deixe uma resposta