Os encantados do cardamomo

Os encantados do cardamomo

O cardamomo (Elettaria cardamomum) é uma planta nativa da Índia, qual espalhou-se pela Europa durante a época da rotas de especiarias, e hoje já é facilmente encontrado aqui no Brasil também.

Como a maioria das plantas que são nativas lá, ele se desenvolve bem por aqui, devido a semelhança de clima. Seu cultivo é similar ao do gengibre (Zingiber officinale) e cúrcuma (Curcuma longa), sendo da mesma família que esses (Zingiberaceae).

Gosta de clima tropical, quente e úmido. Prefira cultivá-lo em solos arenosos, leves, bem drenados e férteis. Pode ser plantado em canteiros e vasos tipo bacia, desde que com profundidade acima de 30 cm. Atente-se apenas a não cultivá-lo por mais de um ano no mesmo local, pois esgota o solo.

Ele oferece bagas verdes, variedade mais comum nos mercados.  É uma especiaria muito cara, assim como a baunilha e o açafrão-verdadeiro (Crocus sativus).

Bagas de cardamomo sendo formadas (Foto da internet)

Seu uso é amplo na culinária indiana, sendo ingrediente chave no preparo de curries e pilaus (prato a base de arroz). No Oriente Médio, é utilizado em doces e cafés. Quando as sementes são torradas seu incrível aroma perfumado e adocicado se intensifica. Possui sabor terroso, pungente e penetrante, perfeito para doces, chutneys e lassis (bebida gelada a base de iogurte e frutas). Existe também a variedade branca, qual é originária da mesma espécie, porém passa por um tratamento diferente durante a secagem.

Aproveitem, temos mudas desenvolvidas dessa incrível planta para você cultivar em casa 😉

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

Este post tem 14 comentários

  1. Rita

    adoro o que voces postam, adoro plantas principalmente as especiarias, tenho açafrão plantado em vaso, adoro na comida

  2. DineydoSanto

    Boa noite! Vocês estão vendendo mudas de cardamomo verdadeiro?

    Em 31 de março de 2017 08:27, Viveiro Orgânico de Ervas e Temperos Sabor de

  3. Olá, Fernanda. Você usa-a inteira ou triturada. Se for triturada, pode usar somente as sementes socadas ou a baga inteira moída. Usa-se o pó como se fosse um pó de canela, em bolos, compotas, chocolate quente, arrozo doce e muito mais. Abraços, Gabi

    1. Bom dia, Laura. Tudo bom? Peço que escreva para nosso comercial (sabordefazenda@sabordefazenda.com.br). Eles te passarão todas as informações. Abraços.

    1. Sabor de Fazenda

      María, que alegria sabermos que gosta do nosso trabalho. Sempre temos novidades por aqui.

Deixe uma resposta