Outono: hora de semear

O outono está chegando e trazendo com ele um clima mais seco e dias de temperaturas amenas. Como ele é uma prévia para o inverno, ou seja, um período de transição, torna-se o momento ideal para semear as plantas que gostam do frio que virá a frente.

 ©Sabor de Fazenda
©Sabor de Fazenda

Neste momento, podemos aproveitar para eliminar os matos espontâneos que cresceram com força total no verão (lembrando que muito deles são comestíveis!). Agora com um fotoperíodo cada vez melhor menor (até chegar ao seu mínimo no inverno) os matos crescerão mais lentamente, assim como as pragas começarão a ser menos frequentes de acordo com o cair da temperatura. Mas cuidado, é uma época também propícia para o aparecimento dos ácaros, pragas invisíveis a olho nu, quais se instalam na parte debaixo das folhas, enrolando suas bordas e conferindo aparência de vidro, até o ponto de amarelarem e caírem.

Após a limpeza dos vasos e canteiros…

Podemos incorporar torta de nim ao solo para evitar/minimizar o aparecimento de doenças, quais poderão ser mais frequentes no inverno.

Neste período, plantas de dias curtos são beneficiadas, ou seja, desenvolvem-se quando a duração da noite é igual ou maior do que o período de luz, florindo no final do outono ou no inverno.

O que podemos semear no outono?

Alfaces, cebola, repolho, almeirão e brócolis são bons exemplos de plantas para serem cultivadas.

Referências bibliográficas:

Cânovas, R. 2008. Um Jardim para Sempre: Manual Prático para Manutenção de Jardins. São Paulo: Estação Liberdade. 152 pp.

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo

Este post tem 3 comentários

  1. Monica Malta

    Estou adorando aprender com vcs como cuidar melhor das plantas. elas tambem agradecem. Bjs

Deixe uma resposta