Pesto de hortelã | Receita

Pesto de hortelã | Receita

Que hortelã é deliciosa, refrescante e ótima como um tempero a maioria já sabe, mas você sabia que ao adicionarmos ela nas refeições tem o poder de minimizar o desconforto estomacal, evitar a formação de cases e melhorar a digestão?

Ou seja, assim como os demais temperos, a hortelã tem seu papel não apenas como um alimento saboroso e aromático, mas também funcional e medicinal. Podemos, por exemplo, associar às hortelãs (todas do gênero Mentha) com alimentos pesados, indigestos e, as vezes, gordurosos, por exemplo, feijão, carnes mais fortes e muito mais.

Como uma sugestão, podemos preparar um pesto de hortelã e utiliza-lo de uma forma diferente, como um tempero de outros alimentos, além das massas, como em leguminosas (fica incrível colocar uma colher na finalização da receita, logo que desligar o fogo), molho de carnes, tempero de saladas, como de beterraba crua, a qual algumas pessoas sentem a digestão mais difícil, e muito mais.

 

PESTO DE HORTELÃ

Ingredientes:

  • 1 xícara de folhas frescas de hortelã
  • 1/2 xícara de castanha de caju (ou outra amêndoa)
  • 4 colheres de parmesão ralado
  • 100 a 150ml de azeite extra-virgem
  • 1 colher (café) de sal

Modo de preparo: em um processador, coloque as folhas de hortelã e castanha para processar. Após isso, adicione o parmesão e sal e o azeite aos poucos. Vá adicionando o azeite até adquirir a consistência que deseja, mais densa ou mais líquida e continue processando. Não bata demais para não virar uma “maionese”. Use, de preferência, nas finalizações dos pratos para não perder suas propriedades medicinais.

Durabilidade na geladeira: 10 dias, se armazenando em vidro.

 

Quer saber mais sobre os poderes dos temperos na alimentação? Participe da turma on-line A Ciência dos Temperos, mais informações aqui.

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

 

 

Deixe uma resposta