Physalis: o fruto PANC

Physalis: o fruto PANC

Gabi Pastro, herbalista

Tá aí um fruto brasileiro conhecido mundialmente dentro do universo da confeitaria, mas que a maioria da população desconhece, essa é physalis (Physalis angulata), também conhecido por camapu.

Frutos

É por conta de sua beleza única que seus frutos são usados na decoração de bolos e outros doces, porém raros são os preparados feitos com ele na culinária convencional. Por conta disso, ainda é um fruto não convencional, classificado como PANC.

Possui sabor doce, levemente azedo, podendo ser consumido tanto cru como cozido e em pratos doces ou salgados. Uma receita incrível é fazer geleia com eles.

Folhas

Folhas jovens também são comestíveis e podem ser consumidas refogadas ou cozidas. Possuem ação medicinal, agindo como purificador do sangue, fortalecedor da imunidade, aliviando dores de garganta e auxiliando na diminuição dos níveis de colesterol.

Cultivo

Por ser nativa da região, é de fácil cultivo. Gosta de ambiente quente e mais seco, o excesso de água deixa-a muito vulnerável aos fungos. Possui crescimento rápido e do tipo herbáceo, ou seja, não é uma frutífera de grande porte. Idealmente deve ser plantada em canteiros, crescendo até 80 cm de altura. Uma adubação rica em fósforo e potássio garante frutos.

Aproveite

Estamos trabalhando sazonalmente com essa espécie aqui no viveiro. Garanta a sua muda. Mais informações: sabordefazenda@sabordefazenda.com.br.

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho