Planta-peixe, um tempero PANC

Planta-peixe, um tempero PANC

Existem diversas espécies aqui no Brasil chamadas de planta-peixe, o próprio peixinho (Stachys byzantina) é uma delas, mas hoje vamos falar da Houttuynia cordata, uma planta-peixe muito pouco conhecida por nós e que tivemos a alegria de ganhar uma matriz do querido Guilherme Ranieri, Matos de Comer, e hoje temos mudas dela também.

Essa é uma planta herbácea e rasteira, chegando a 80 cm de altura. Suas folhas são similares em formato as da batata doce. Essa que temos aqui é a variedade chinesa, a qual possui folhas aromáticas que lembram algo entre o aroma de peixe e coentro, já a variedade japonesa possui aroma de laranja (não temos por aqui). Ela é nativa da Ásia, principalmente Sudeste Asiático.

 

Cultivo

Prefira plantar em bacias, jardineiras ou diretamente no canteiro para poder espalhar-se. Prefere solos úmidos, lidando muito bem até com ambientes aquosos. Desenvolve-se bem em meia-sombra e sol pleno.

 

Usos Culinários e Medicinais

Suas folhas aromáticas são consideradas PANC (Plantas Alimentícias não Convencionais) e podem ser usadas como tempero, além disso possuem ação diurética, adstringente, anti-inflamatória, emenagoga, laxante, antiviral, bactericida e febrífuga.

 

Aproveite para cultiva-la em casa. Temos um lote pequeno e sazonal dela aqui no viveiro. Encomendas e valores pelo nosso WhatsApp (11) 98426-6564.

 

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915 ou (11) 98426-6564 (WhatsApp)
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

Deixe uma resposta