Tagetes (Tagetes sp.), uma planta tão falada dentro da jardinagem que nos esquecemos de considerar seus poderes medicinais. Para quem não sabe, ela tem a capacidade de afastar nematoides do solo através de compostos que libera pelas suas raízes. Nematoides são vermes que se alojam dentro da raiz da planta e que a impedem de realizar sua perfeita função, levando à planta a morte em poucos dias.
É rica em carotenoides, compostos antioxidantes que combatem radicais livres, entre outros princípios ativos. Seus poderes terapêuticos vão desde tratamento da dengue à beleza da pele, pois previne o envelhecimento precoce e combate melasma, manchas de pele. O principal carotenoide presente em suas flores é a luteína, substância (pigmento amarelo) bem conhecida por quem deseja melhorar a saúde dos olhos. Essa substância já está comprovada como excelente para retardar catarata, também sendo protetora cardíaca e potencializadora da imunidade.
As folhas e raízes são também medicinais e possuem ação vermífuga, combatendo diversos tipos de parasitas nos seres humanos, assim como faz no jardim. Que linda a magia da Natureza, não há diferença entre nós e as plantas.
Tanto folhas quanto flores são comestíveis, as primeiras são mais amargas, e podem ser usadas com tempero. No Peru, a Tagetes minuta é chamada de huacatay e é considerada um tempero clássico da culinária tradicional.
Aproveite para plantar tagetes em seu jardim e usufruir de todos seus benefícios. Estamos com um lote lindo dela. E dia 30/10 teremos uma turma presencial do Curso Flores Comestíveis com Babi Cordovani, aprenda sobre os poderes comestíveis de outras plantas não convencionais. Saiba mais aqui.