Por que os cachorros gostam de capim-limão?

Por que os cachorros gostam de capim-limão?
Capim-limão ( Cymbopogon citratus )

Quem tem cachorros (ou gatos) e uma moita de capim-limão (Cymbopogon citratus) já deve ter visto os pets devorando suas folhas. Mas existe uma forte razão para eles gostarem tanto do capim, é que ele provoca uma limpeza digestiva e possui efeito calmante. Por se lamberem, cachorros e gatos acabam ingerindo muitos pelos e isto causa indigestão, ao comerem a erva ela provoca vômito e este traz consigo os pelos ao longo da via digestiva. Por isto, reserve sempre uma moitinha de capim-limão para os peludos, eles vão amar!

Capim-limão (Cymbopogon citratus) ©Sabor de Fazenda
Capim-limão (Cymbopogon citratus) ©Sabor de Fazenda

Como cultivá-lo?

Cultive em solos frescos, sem umidade exagerada, argilosos, ou próximos de cursos de água. Ele necessita de iluminação plena. O plantio poderá ser feito ao longo de todo o ano, por divisão de touceiras. Cresce espontaneamente, mas não suporta regiões frias.

Segue uma dica para quem quer afastar peludos da horta: coloque cascas de limão no entorno de vasos e canteiros, o cheiro cítrico afasta os peludos. Se desejar, pode fazer um preparado caseiro de frutas cítricas e borrifar em volta do local que deseja proteger. Já existem no mercado sprays prontos, sendo que eles são muito usados como ferramenta de adestramento. Cuidado na dose, não espalhe muito o cheiro cítrico, senão o pet se sentirá desconfortável na casa toda.

©Chico Max
©Chico Max

Voltando ao capim-limão, a querida Neide Rigo escreveu recentemente uma linda matéria para o Paladar sobre está incrível, versátil e, às vezes, esquecida erva. É uma leitura obrigatória para os apaixonados por hortas, acesse a matéria completa aqui.

Até o próximo post, pessoal!

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo

 

Este post tem 13 comentários

  1. Tatiana Macedo

    Aqui em casa tenho plantado especialmente pra eles! Se sobram algumas folhas, ganho um delicioso chá! Adorei saber o porquê da preferência dos peludos. Obrigada!

  2. Marcus Vinicius

    Me tirem uma dúvida, o capim-limão pode “cortar” a garganta dos bichanos ao ser ingerido?

    1. Olá, Marcus. Tudo bom? Não chegam a cortar, eles causam uma certa irritação que fará os bichanos regurgitarem e assim limparem todo trato intestinal. Atenciosamente, Gabriela.

  3. Guilhermina Melo

    Muito boa a matéria, principalmente as fotos p saber diferenciar os diferentes tipos de cidreiras. Só esqueceram de dizer q em Belém do Pará, Capim Limão é Capim Marinho.

    1. Guilhermina, boa tarde. Ficamos felizes de saber que gostou. É mesmo, não colocamos, os nomes acabam mesmo variando de local para local, o importante é sabermos o nome científico. Abraços.

Deixe uma resposta