Pragas e Doenças: como reconhecer

Pragas e Doenças: como reconhecer
Ácaros ©Sabor de Fazenda
Gabi Pastro, especialista em ervas e especiarias

Às vezes, deparamo-nos com nossas plantas infectadas por doenças e pragas que nem ao mesmo conhecemos. Mas porque será que elas aparecem?

A presença de qualquer praga ou doença nas plantas é resultado de um desequilíbrio ecológico no sistema que a planta está inserida. Pode ser um desequilíbrio nutricional, térmico, por excesso ou escassez de água e/ou insolação inadequada. Como já dissemos antes nos posts Nossa Horta no Verão I: pragas e doenças e Nossa Horta no Verão II: animais benéficos, uma horta saudável, provavelmente, não apresentará infestações.

Neste post, selecionamos as pragas e doenças mais comuns para ajudar vocês a identificarem o que está atacando suas plantas.

Mas o que são e quais são as pragas?

São vários tipos de animais, micro ou macro, que causam grandes danos as nossas plantas ao se alimentarem delas. Alguns exemplos: ácaros, pulgões, cochonilhas, lesmas, caracóis, nematóides, lagartas, tripes, entre outros.

Ácaros: pequenos aracnídeos (praticamente invisíveis a olho nu) que se alojam na parte inferior da folha (de tão pequenos parecem só pontinhos pretos ou vermelhos). Ambientes quentes e secos propiciam o surgimento desta praga. Sua presença pode ser detectada pelo aparecimento de uma teia fina, além de manchas brancas no lado superior das folhas. As folhas atacadas enrolam-se, chegando a secar.

Ácaros ©Sabor de Fazenda
Ácaros ©Sabor de Fazenda

Besouros e percevejos: insetos das mais variadas formas, tamanhos e cores. Deixam buracos arredondados nas folhas, flores e caules.

Besouro ©Sabor de Fazenda
Percevejo ©Sabor de Fazenda

Cigarrinhas: estes pequenos insetos, de cores variadas, sugam a seiva da planta e injetam toxinas que causam o amarelecimento e encurvamento das folhas mais velhas. Quando intensamente atacadas, as folhas tornam-se rugosas e caem precocemente, afetando o desenvolvimento da planta.

Cigarrinha ©Sabor de Fazenda
Cigarrinha ©Sabor de Fazenda

Cochonilhas: são insetos sugadores que formam pequenos aglomerados, podem ser de coloração branca ou avermelhada. Alojam-se nas hastes e nas nervuras das folhas, de onde sugam a seiva. Existem dois tipos de cochonilhas: a cochonilha-sem-escama e a cochonilha-com-escama (ou cochonilha-de-carapaça), qual tem uma aparência de verrugas.

Cochonilhas com escama (direita) e cochonilha sem escama (esquerda) ©Sabor de Fazenda
Cochonilhas com escama (esquerda) e cochonilhas sem escama (direita) ©Sabor de Fazenda

Formigas: as mais comuns nas hortas são as cortadeiras, quais fazem um grande estrago. Elas cortam as folhas e levam para o formigueiro. A presença de formigas em plantas com cochonilhas e pulgões é muito comum.

Formigas e cochonilhas ©Sabor de Fazenda
Formigas e cochonilhas ©Sabor de Fazenda

Lagartas: são insetos mastigadores, quais são a fase larval das borboletas e mariposas. Sua presença pode ser notada pelo surgimento de excreção verde ou preta sobre as folhas.

Lagartas ©Sabor de Fazenda
Lagartas ©Sabor de Fazenda

Larva minadora: inseto que se desenvolve dentro do tecido da folha, formando galerias. Ocorre principalmente no período mais seco, quase sumindo nos períodos mais úmidos.

Larva minadora ©Sabor de Fazenda
Larva minadora ©Sabor de Fazenda

Lesmas e caracóis: moluscos rapadores que devoram as folhas durante a noite. Durante o dia estes animais ficam abrigados em locais úmidos e sombreados. Estão presentes em hortas muito úmidas.

Lesma ©Sabor de Fazenda
Lesma ©Sabor de Fazenda

Nematóides: vermes microscópicos, incolores ou esbranquiçados. Sua presença é detectada quando a planta murcha repentinamente. Eles se alimentam das raízes, caules e folhas, sugando suas seivas.

Pulgões: insetos sugadores, podendo ser pretos, marrons, cinzas ou verdes. Alojam-se nas folhas mais tenras, brotos e caules, sugando a seiva e deixando as folhas amareladas e enrugadas.

Pulgões ©Sabor de Fazenda
Pulgões ©Sabor de Fazenda

E quais são as doenças que podem atingir minha horta?

As doenças são causadas por microrganismos (vírus, bactérias e fungos), sendo invisíveis a olho nu. São mais raras de aparecerem na horta, porém são difíceis de serem tratadas, por isto, a melhor forma é a prevenção.

Ferrugem: é causada por fungos, quais deixam manchas na região inferior das folhas. A coloração varia de pardo a laranja-avermelhado. Geralmente, aparecem em locais com muita umidade. A aparência é realmente de ferrugem.

Podridão por fungos: atacam caules, deixando as partes atacadas ressecadas e escurecidas, úmidas em excesso e com manchas pretas. Geralmente, levam a planta à morte. O principal fator atrativo dos fungos é o solo extremamente úmido.

Fungo ©Sabor de Fazenda
Fungo ©Sabor de Fazenda

Mancha bacteriana: causam manchas pretas e secas, formadas por tecido morto. Não existe maneira de eliminar esta infecção, por isto, ao se constatar sua presença a planta deve ser retirada.

Importante: em caso de replantio de uma muda atacada por infecções não devemos reutilizar sua terra, ela deve ser descartada. Para evitar a proliferação das pragas e doenças em sua horta, sempre depois que podar uma planta molhe a ferramenta de poda em água com um pouco de água sanitária, assim ao podar a planta seguinte você não corre o risco de infectá-la com a doença ou praga da planta anterior.

Algumas plantas que valem a pena termos plantadas, pois ajudam a manter pragas e doenças longe da horta: tagete ou cravo-de-defunto, calêndula, arruda e hortelã. Veja neste post outras dicas de controle de pragas e doenças: Nossa Horta no Verão I: pragas e doenças.

Aprenda mais sobre cultivo orgânico de ervas e hortaliças? Venha participar de nossos cursos presenciais e on-line. Confira a agenda aqui.

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo

Este post tem 208 comentários

  1. Adorei seu Blog. Brevemente estarei estreando um blog sobre agricultura orgânica. Convido a conhecer minha fanpage Vida Agroecologia no Facebook.

    ps: observei que houve um engano na imagem sobre besouro, na verdade é um percevejo que pelo tamanho pode ser um percevejo predador.

    1. Fábio, obrigado por nos avisar. Já alteramos este engano. Obrigado pelo carinho e quando estrear seu blog nos avise. Boa sorte!

    2. Muito bom esse blog, além de informativo, ajuda as pessoas resolverem problemas em suas hortas, meu nome é Nonato Lima tenho um pé de jambo rosa, está na segunda safra e apareceu umas borboletas pretas com uns insetos cinza e branco que produzem uma capa branca e gosmenta no talo do jambeiro e mancha e atrofia os frutos, podem me dizer o que fazer para acabar com essa praga?, Obrigado pela atenção.

      1. Nonato, tudo bom? Estamos felizes em saber que nos encontrou e gostou.

        Essa capa deve ser o que popularmente chamamos de baba de cigarrinha. O ideal é passar óleo de nim no pé e adubar com torta de nim. O óleo de nim pode passar por 4x uma vez por semana.

        Grande abraço

  2. Estou com a larva minadora em meus hortelãs e manjericão. Moro em. Cabo Frio, RJ.
    Uso na terra deles terra de minhocário e po de xaxins. O que posso fazer para acabar com essa praga? Me ajudem, por favor.

    1. Olá, Vanielle. Nós indicamos que você aplique óleo de nim semanalmente até a praga desaparecer. Você também pode ajudar fazendo uma boa poda nas parte mais atacadas. Atenciosamente.

  3. Ganhei um vaso de hortelã há uma semana e e as folhas secaram completamente. Vi uma pequena larva.

  4. Olá! Adorei este blog, eu procurava por um post assim há muito tempo, obrigada! Só que não consegui identificar a praga que está afetando meu manjericão: Ele aparece todos os dias com as pontinhas “cortadas” parece que alguém passou ali e cortou com tesoura, estão ficando “pelados” sem folhas já. Não consegui encontrar a “criatura” para catação manual. Alguém já viu algo assim? Obrigada!

  5. Olá, as conchonilhas podem ter casca marrom avermelhado? meu manjericao esta secando cheio desse bichinhos no caule.. por dentro eles sao brancos.

    1. Olá, Anni. Pode ser cochonilha sim. Existe variação na coloração delas. Atenciosamente.

  6. Oi. Meu pé de louro está com uma sujeira nas folhas, estão pretas e alguns bichinhos na parte de trás das folhas.
    Por favor me indique algumas sugestões para acabar com isso.
    Obrigada.

    1. Olá, Jakline. Tudo bom? Você pode fazer uma adubação com torta de nim e aplicar óleo de nim nas folhas. Atenciosamente, Gabriela.

  7. meu pé de pitanga, está com umas verrugas nas folhas tanto na frente como na parte de traz, vcs saberiam me dizer o q é,obrigada.

    1. Olá, Terezinha. Tudo bom? Provavelmente é cochonilha de carapaça. Você pode fazer um controle com óleo de nim duas vezes na semana por duas semanas, depois uma vez por semana e cessa quando a praga desaparecer. Se desejar, faça uma catação manual para acelerar o processo. Atenciosamente.

  8. Meu pé de manjericão está com manchas amarelas,acho que é “larva minadora”.
    O que façoo para acabar com ela?
    Obrigada

    1. Você primeiro pode fazer uma boa poda, eliminando as folhas infectadas, porém pode normalmente acima dos nós, não tire apenas as folhas com a praga. Após isto, aplique óleo de nim semanalmente por pelo menos 4 semana. Atenciosamente, Gabriela.

  9. Olá, tenho uma pequena horta e, ultimamente, as sementes mal germinam e as mudinhas vão desaparecendo dia após dia até não restar nada. Podem ser lesmas? O que devo fazer?

    1. Olá, Karen. Tudo bom? Podem ser diversos fatores e pragas. Pode ser lesma, mas também lagarta. O fator mais atrativo da lesma é a umidade, então veja se a terra não está excessivamente úmida e pouco afofada. As lesmas aparecem de noite, não dê uma olhada na sua horta a noite. Se for lesma, você pode embeber uma estopa em leite ou cerveja e colocar perto da horta. Isto atrairá elas, assim basta pegá-las e colocá-las longe da horta. Atenciosamente, Gabriela.

      1. Obrigada, Gabriela! Mesmo nos canteiros novos e mais secos isso tem acontecido. Tenho notado que as folhinhas e as mudas mais novas às vezes aparecem cortadas, um corte preciso. Isso não acontece com os tomateiros. Não me parecem ser formigas também. Borrifar uma solução de fumo ajudaria em algo?

  10. Primeiro gostaria de parabenizar pelo blog.
    Meu problema é igual da Sra. Marcia Mendonça, o pé de mangericão aparece sempre com as pontas dos galhos cortados e não consigo encontrar o que esta fazendo isso. Qual foi a solução passada para Marcia Mendonça.
    Obrigado

    1. Aconteceu o mesmo comigo. É lagarta. A lagarta que ataca o pé de manjericão é verde e se confunde com a cor do caule e folhas da planta,e por isso sua identificação é difícil. Eu demorei achá-las.

      1. Olá, Jhonathas. Tudo bom? Esta lagarta possivelmente é a mede-palmos ou mede-mede. Você pode fazer uma catação manual ou aplicar dimy pel. Atenciosamente, Gabriela

  11. Eu acredito que meu pé de manjericão está com pulgões, pois as folhas estão amareladas e o caule cheio de pontinhos pretos. É o caule tbm está ficando escuro. Ou eu posso fazer para salvá-lo? Aguardo sua resposta e agradeço desde já.

    1. Olá, Patricia. Se for pulgões, você pode passar um paninho úmido com sabão para tirá-los e depois aplicar óleo de nim (semanalmente por pelo menos 4 semanas). Porém pode ser também excesso de água, as folhas amarelas e o caule escuro são sinais disto. Atenciosamente, Gabriela.

  12. Caros, parabéns pelo blog.
    Tenho um pé de manjericão em casa, num vaso, e apareceram nas folhas algumas manchas negras, e algumas folhas já caíram.
    Parece que é larva minadora, o que posso fazer?
    Não queria deixá-lo morrer.
    Abraços.
    Marcos – Guarulhos/SP

    1. Olá, Marcos. Tudo bom? Ficamos felizes que tenha gostado do blog. Se for larva minadora, você pode fazer uma poda nas partes mais atacadas e aplicar óleo de nim semanalmente por pelo menos 4 semanas. Atenciosamente, Gabriela.

  13. Olá Gabriela! Tenho um pé de manjericão que, de repente, as folhas começaram a cair e o caule na extremidade inferior começou a escurecer. Li alguns artigos a respeito e o que encontrei é que pode ser uma praga que ataca a raiz. O que posso fazer? Será que utilizando torta de neem conseguiria resolver?

    Obrigada

    1. Olá, Gláucia. Geralmente, este é um sinal de excesso de água. Não deixe sempre a terra muito úmida, isto faz a planta definhar. Se isto não estiver acontecendo, você pode borrifar semanalmente óleo de nim nas raízes. Por 3 semanas. Atenciosamente, Gabriela

  14. Boa Tarde.
    Meu pe de manjericão esta muito bonito mas ha tempos venho percebendo que um pequeno inseto esta em guerra comigo. É um pequeno inseto do tamanho de um grão de arroz e os mais novos são verdinhos e os mais velhos são da cor palha. Eles parecem que espirram uma gosma que cai nas folhas do manjericão e elas ficam grudentas. parecem que eles vumitam e essa coisa vai caindo sobre as folhas deixando elas bem gosmentas. Ja reparei que onde ha umka concentração da gosma, ela vira uma bolinha pequena como se fosse uma gota e dai ela agarra na normalmente no caule, seca, fica preta e dai nasce alguma coisa que suspeito ser mais um inseto. Ja matei alguns aqui em casa mas a guerra é diaria pois todos os dias de manha vou ver e tem algumas folhas com essa gosma. nAlguem sabe o que é e como elimina-la?

    1. Olá, Luciano. Tudo bom? Para podermos te ajudar melhor nos mande uma foto do seu manjericão e destas pragas para nosso e-mail (cultivo@sabordefazenda.com.br). Atenciosamente, Gabriela.

      1. Gabriela a foto eu vou mandar mas o inseto, é dificil pra achar. Fiz uma experiencia de abraçar o pe de manjericão quando tem muito sol e como ele fica perto da cortina, por duas vezes o inseto voou para a cortina e voltou sei la pra onde mas estou conseguindo perturba-lo abraçando o pe e não tenho visto as folhas gosmentas, Assim que acha-lo vou prende-lo num vidro e te mando uma foto. Muito Obrigado

  15. Olá ! Parabéns pelo blog. Comprei recentemente um vaso de Melissa e hoje quando fui passá-la para outro vaso encontrei uma larva enorme , viva e branca na terra. Retirei , plantei com uma terra nova mas além disso notei diversos insetos minúsculos brancos. O Q devo fazer ? Obrigada

    1. Olá, Fernanda. Tudo bom? Provavelmente é mosca branca, uma praga comum. Você pode aplicar óleo de nim semanalmente durante 4 semanas e adubar com torta de nim. Atenciosamente, Gabriela.

      1. Olá Gabriela. Sou extensionista e recentemente me deparei com uma plantação de goiabeiras cheia de uma espuma branca consistente que protegem vários ovinhos amarelos. Pesquisei na internet sobre a mosca branca, ainda não tenho certeza se é pois está muito infestado porém não vejo as moscas e a espuma é mais consistente que as que aparecem nas fotos na internet. Você poderia me ajudar? Se for a mosca branca mesmo, só usar o nim é suficiente? Estão acabando com a plantação.
        Att..

  16. Achei muito legal suas orientações e gostaria de perguntar sobre primavera em vaso, porque as folhas estão enrugadas?

  17. ola,tenho uma estufa de troncos de cogumelos shiitake biológica ,apareceu-me um piolho preto minúsculo ,ele aparecessem onde os troncos estão sobreposto porque esta húmido e aparecem bastantes juntos e ao arredor deles tem uma lascas pequenas e finas brancas,ja dei por 2 vezes a calda de bioninja f,e realmente eles quase desapareceram mas de repente voltam aparecer,eu acho que não é eficaz ,será que me podia ajudar?

    1. Olá, Alexandra. Tudo bom? Infelizmente, como nós não produzimos cogumelos, não seu te dizer o que é permitido ou não para eles. Atenciosamente, Gabriela.

  18. Adoro hortelã e manjericão, mas não tenho sorte, estava maravilhosa, agora tem uns bichinhos q parecem formigas brancas e o manjericão a folha fica manchada atrás e seca, da vontade chorar.

    1. Olá, Vera. Deve ser cochonilha. Aplique óleo de nim semanalmente por 4 semanas e deixe em local com muito sol.
      Abraços, Gabriela.

  19. Boa tarde!
    Tenho um pezinho de limão e estou reparando que as folhas nascem verdinhas, mas vão ficando com uma fuligem preta. e o pé não consegue crescer! O que pode ser?

  20. O que pode ser manchas pretas nas folhas do pé de limão?
    Tenho um pezinho de limão e as folhas depois que nascem ficam com uma fuligem preta, como se fosse sujeira…

      1. Olá, gostaria de ver a resposta com relação às manchas pretas no limoeiro parecendo fuligem, pois estou com o mesmo problema.

  21. Olá,

    Tenho um tomilho plantado em vaso que está com a superfície das folhas com manchas brancas, mas a parte inferior das folhas não apresenta nenhuma mancha. O mesmo está acontecendo com o hortelã, salsinha e manjericão. Como posso tratar?

  22. tenho uma areca bambu que está com pontinho redondinho no caule e nas folhas. Apresentam coloração marrom, e ao passar a unha, eles saem. Não tem aparência de bichos. Não consigo identeficar. O que pode ser?

  23. Olá! Tenho uma areca bambu, e ela está com pintinhas marrom no caule e nas folhas. Ao passar a unha, essas pintinhas saem. Não tem aparência de ser um bicho, mas está se alastrando cada vez mais. O que pode ser?

    Elas está em um vaso com apenas terra vegetal. Seria interessante misturar um pouco de areia?

      1. com o meu esta acontecendo o mesmo,o que posso fazer?

        1. Olá, Mariana. Tudo bom? Pode ser que você tenha cortado aquelas folinhas bem pequenas que ficam no miolo da planta. Se cortá-las, elas amarelarão e morrerão rapidamente. A questão da umidade você pode verificar colocando o dedo a uma profundidade de 2 cm, se estiver seco pode regar. Indico que você faça uma adubação com composto orgânico, a salsinha adora. Abraços, Gabriela

  24. Ola cultivo cebolinhas e pela segunda vez aparecem todas cortadas oq é e oq fazer..
    Obrigada

  25. Olá!!
    tenho um pé de laranja e as folhas estão toda preta, parece uma fuligem. O que pode ser?
    Obrigada

    1. Olá, Sueli. Provavelmente é fumagina, resultante do ataque de algum inseto sugador. Indico de você aplique óleo de nim ou calda de pimenta e alho por 4 semanas, uma vez na semana. Aplique estes inseticidas embaixo das folhas de todo o pé. Também dê uma adubada com torta de nim, assim você fortalecerá a planta. Abraços, Gabriela.

  26. Comecei uma horta vertical não faz 15 dias, e a salsinha tem algumas folhas Q estão ficando amareladas, tem folhinhas novas nascendo, pq elas estão ficando amareladas!?

    1. Silvana, tudo bom? Me parece excesso de água e falta de sol. Dê uma olhada nestes fatores. Abraços, Gabriela.

      1. A minha tb está da mesma maneira!!
        A terra não tem excesso de água, pois no final da tarde ela até parece estar seca, de pegar e parecer esfarelar. Meu jardim está na varanda e pega o sol da tarde todinha!! Pq ela está assim!?

  27. Olá tenha uma pequena horta e no pé de manjericão estão aparecendo essa larva minadora. O q faço para combater? Agradeço desde já.

    1. Camila, tudo bom? Você pode fazer uma poda nestas folhas atacadas e aplicar adubo líquido de composteira nas folhas. Se não resolver, aplique óleo de nim semanalmente por 4 semanas. Abraços, Gabriela.

  28. Apareceu uns bichinhos pretos e pequeninos na salsinha, as pontas estão ficando secas rapidamente. Rego todos os dias e ela pega o sol da tarde toda!! O Q são esses bichinhos!? Pq estão ficando com as pontas secas!?

  29. Olá, tudo bem? Tenho uma horta caseira e hoje percebi que a salsinha está com uma penumbra branca. Quando eu balanço parece q sai um pozinho. Você tem alguma ideia do que pode ser? Muito obrigada!

    1. Olá, Alice. Tudo bom? Pode ser fungo. Dê uma verificada na terra, se ela estiver muito úmida, controle a rega. Você pode colocá-la em local que bata mais sol do que ela está agora. Abraços, Gabriela.

  30. Meu pé de hortelã da folha miuda está ficando com os galhos pelados o que eu fasso ?

    1. Olá, Jair. Tudo bom? Faça uma poda radical, na altura do solo. Ela rebrotará bem mais forte e aromática. Abraços, Gabriela.

  31. Olá tenho uma capim cidreira ela está infestada por uns bichinhos e amarelada. O que devo fazer??

  32. minhas fruteiras começa secando as folhas até morrer , não seu o q fazer todas minhas fruteiras estão morrendo disso (são fruteiras pequenas ainda não produz)

    1. A melhor opção é podá-la, Debora. Se a poda não resolver, aplique óleo de nim semanalmente por 4 semanas. Abraços, Gabriela.

  33. Eu tenho uma muda de guaranazeiro que sempre aparecem pequenas manchas amarelas,não são manchas secas nem nada parece até que são da própria folha,o que será isso?

    1. Olá, Daniel. Tudo bom? Possivelmente é clorose, falta ou excesso de adubação. Fique de olho nos nutrientes do solo que podem estar desequilibrados. Abraços, Gabriela.

  34. TENHO UMS PES DE PIMEMTAS E AMTES DE DAR FRUTOS COMESO A EMRUGA AS FOLHAS QUE DEVO FASE POIS ESTAVA MUITO LINDAS

    1. Eide, tudo bom? Isto é bem comum no pé de pimenta, sugiro que dê uma boa podada e aplique óleo de nim semanalmente por 4 semanas seguidas. Abraços, Gabi.

  35. Olá! Tenho um vaso de melissa que estava lindo e verdinho mas ultimamente está ficando com as folhas amareladas….sempre deixo a meia sombra e rego regularmente. Será que está morrendo?

    1. Olá, Fabiana. O problema deve estar sendo este, a melissa fica mais forte quando cultivada sob sol pleno, pelo menos 4 horas de sol direto, e com rega moderada. O excesso de água pode matar a planta. Abraços, Gabi

  36. Tenho um pé erva cidreira q mas folhas nascem caroços e dentro tem umas largatinha bem pequenas .o q fazer para a erva cidreira obg.

  37. Tenho uma pantassao de rucula agora comessou a dar manchas brancas nas folhas o que pode ser e como tratar

  38. Oi minha plantaçao de mostarda esta com as folhas acinzentadas , como se fosse uma poeira cinza , o que faço ?

  39. O meu pe de mangericao esta com raiz preta, e so tem pouco mais de um mes. o que devo fazer?

  40. Bom dia!

    Eu planto limao siciliano e em algumas árvores ( estao com 1 ano de
    Idade), está aparecendo uma mancha marrom, como se tivesse queimada do sol, e a planta está perdendo força e as folhas estao nascendo enroladas, nao vejo o pulgao, e por isso nao sei como tratar.
    Meu hortelã estava maravilhoso, e desde a semana passada começou a secar as folhas e galhos, ele estava lindo e do nada parece que está morrendo.
    Podem me ajudar?

  41. tenho uma palmeira em casa e esta como umas camadas pretas nas folhas conhecida como fumagina, por favor tem algum metodo natural para combater essa praga?

  42. Ola! Eu tenho um pé de limão galego no jardim, a uns dez anos. Recentemente, começou a aparecer um pequeno inseto preto, que ataca as folhas, deixando as meio enrugadas e os frutos caem antes de totalmente formados. O inseto também entram em casa e picam as pessoas. Eu gostaria de saber o que é e como exterminar. Grato, Luiz Francia.

  43. Ola bom dia
    Eu tenho um pé de maracuja no quintal esta lindo so que agora começou aparecer folhas com manchas brancas o que devo fazer para combater?

  44. Bom dia tudo que eu planto aqui em casa vai um inseto e come as folhas toda e so deixa o talo oq eu fasso

    1. Olá, Douglas. Tudo bom? Me mande uma foto, assim consigo te ajudar melhor (cultivo@sabordefazenda.com.br). Abraços, Gabi.

  45. Boa noite. Meu pé de pitanga deu as primeiras frutas saudaveis, na mesma semana já nasceu a pitanga murcha, e as folhas estão murchas tbm, mas verde, o que pode estar acontecendo?

  46. Minha primavera esta com folhas miudas e algumas amarelas e com com flores , mas ouve um tempestade cmo vento derrubou elas era, que alguma coisa aconteceu

    1. Olá, Silvana. Tudo bom? Me manda umas fotos, assim consigo te ajudar melhor. Abraços, Gabi (cultivo@sabordefazenda.com.br)

  47. Ola! Não sei se podemos comer, as folhas sã verduras quando tem uns buracos redondo. Reponde me pf. Obrigada.

  48. Bom dia,tenho um canteiro de salsinha e começou a esbranquiçar começando pelas bordas da folha até atingir a folha inteira que acaba secando.
    O que devo fazer?

  49. Apareceu no pé de pocam, tipo larva do tamanho de um meio feijão partido ao meio de cor preto, deixa a folha enrugada,quando desgrudada da folha tem um tipo de farinha. O que pode ser.

    Obrigado

    1. Olá, Gilson. Tudo bom? Você pode me mandar umas fotos (cultivo@sabordefazenda.com.br), assim consigo te ajudar melhor. Abraços, Gabi

  50. Olá tudo bem? Adorei o blog! Tenho um pé de manjericão, na terceira muda que tirei apareceu um bicho de tom marrom. Poderia me auxiliar na identificação do inseto e como eliminá-lo? Tenho fotos, só preciso de um e-mail para enviar.
    Obrigado desde já!

  51. Gostaria de uma ajuda. Tenho um pézinho de erva cidreira que está sendo atacado por larvas minadoras. Costumo usar repelente caseiro (álcool, pimenta, alho, cravo e sabão de côco diluido), mas não está dando resultado.
    Podem me ajudar?

    1. Olá, Nivaldo.Tudo bom? A primeira atitude, e melhor, é você fazer um boa poda das folhas atacadas e colocar placas adesivas no jardim (amarelas e azuis). Assim as moscas que restarem na horta vão grudar nas placas e não atacarão as folhas. Grande abraços, Gabi.

  52. Olá, Gostaria que me ajudassem em um problema, eu tenho Erva Cidreira em casa, e ultimamente vem aparecido umas manchas em varias plantas, eu retiro todas elas, mais continua, e descobri agora, que em cada mancha tem um monte muriçocas, larvas, não sei bem, sei que são amarelos e bem pequenos… Alguém poderia me ajudar a combater isso? Desde ja muito obrigado!

  53. Ola! Tenho uma pitangueira na sacada do meu apartamento e algumas folhas estão enrugadas, assemelham-se a foto do fungo. Procuro sempre retirar insetos (recentemente havia um botando ovos numa folha, mas arranquei) e observei pequenos tatuzinhos de jardim no vaso. Pode me ajudar a tratar desses problemas? Obrigada!

    1. Olá, Viri. Você consegue me mandar uma foto, assim consigo te ajudar melhor. Sobre os tatuzinhos, é um ótimo sinal. Eles são benéficos ao solo. Abraços, Gabi (cultivo@sabordefazenda.com.br)

  54. Oi bom dia eu tou com um poblema nas minhas cebolinhas da podridao e uma bicinha braca que parece amebas na cebolinha que mata fica ponde as cebolinhas oque fazer com isso?

  55. Boa noite. Estou tendo problemas com minhas palmeiras areca. Elas estão apodrecendo no caule, próximo ao solo. O que posso fazer?

      1. Gabi, mandei e-mail. Obrigado desde já.

  56. Meu manjericão está com uns negócios brancos que eu não sei o que eh!
    Como faço para retirar isso da minha planta

    1. Acho que eh cochonilha

    2. Olá, Edson. Tudo bom? Se forem as cochonilhas você pode fazer uma adubação com torta de nim e pulverização com o óleo de nim. Grande abraço, Gabi

  57. Boa Noite tenho um pé de limão siciliano plantado no quintal de casa de uns dias pra cá começaram a aparecer algumas manchas nas folhas e alguns buracos mas ele continua crescendo normal ainda não deram frutos nem flor deve ter mais ou menos 1 ano a muda vou enviar algumas fotos gostaria que me ajudasse a identificação de que praga é e qual o tratamento desde já agradeço sua atenção Att Silvio Bis

  58. Meu manjericão está amarelado e algumas folhas apresentam vários pontinhos preto, o que pode ser? Como tratar, e posso consumir as folhas saudáveis?

      1. olá, tbm estou com problema parecido no meu hortelã… e tem um insetos minúsculos que ficam andando pela folha… vou mandar a foto no seu email

  59. Boa tarde!
    Será que me podiam ajudar? Comprei 2 pés des jasmim há 3 semanas. Um deles continua lindo, as flores estão a surgir e as folhas verdes e brilhantes. O outro está muito debilitado, á cerca de uma semana, a floração parou e a maioria das folhas estão amareladas e murchas!! Não sei o que fazer.. O tempo está frio e muito chuvoso, será encharcamento devido ás chuvas? Existe alguma solução para salvar este jasmim? Obrigada a todos. Ana

    1. Olá, Ana. Tudo bom? Pode ser o encharcamento sim, porém pode ser uma deficiência da própria planta. Se quiser, me manda uma foto dela (sabordefazenda@sabordefazenda.com.br),assim consigo te ajudar melhor. Abraços, Gabi

  60. Boa tarde. Que bom que encontrei o seu blog. Será que posso enviar-lhe um email com uma imagem do meu manjericão? Não está bem e não consigo perceber o que se passa com ele. Está num vasinho à janela mas agora não parece estar muito bem :/. Obrigada pela atenção. Celine

  61. boa tarde! meu nome é Marlene e estou com várias pragas em minha horta. Folha que se enrolam, folhas manchadas, folhas amarelando. Estou usando conforme ensinado por uma profissional de vcs a um tempo atras num canl de tv, a pimenta malagueta, o fumo e o alho no álcool de cereais mas não esta resolvendo. O que fazer? obrigada

  62. Olá Gabi boa noite. Hoje encontrei seu blog depois de muitas pesquisas e vi as fotos de algumas pragas que estão acabando com minha horta caseira, o que me deixou bem triste :(. Vou enviar, se me permite, as fotos para seu email e aguardar sua resposta para tentar salvar o que restou. São várias fotos e não poderei enviar em um único email. Desde já agradeço sua atenção e parabenizo seu blog tão esclarecedor e que ajuda muito principiantes ( ou não) como eu.

    1. Bom dia, Li. Tudo bom? Fico feliz que tenha nos achado e gostado do nosso blog. Recebi suas fotos, já te respondo por lá. Abraços.

  63. olá tudo bem? A procura de soluçoes para alguns problemas que infestaram minha hortinha achei seu blog. se eu te mandar fotos vc pode me ajudar?
    Silvia

  64. Minhas jabuticabeiras estão com as folhas amareladas. Já adubei com 10-10-10/4-14-8, já pulverizei com enxofre e não adiantou. O que fazer?

  65. problema com a raiz do mangeriÇao esta preta

  66. Bom dia. Gabi, tenho um buchinho e ele está todo preto e com bichinhos nas folhas q estão doentes…vc sabe o q eu posso fazer?
    Li em outro site q é uma infecção e só resolvo o problema com o corte…. 😪😣
    Obrigada

  67. Ola. Tenho beldroega plantados no meu jardim, porém estão doentes. Ta com bolinhas pretas parecendo novinhos e com mancha branca em volta. Eu não faço ideia do que pode ser, preciso de ajuda. Obrigada

    1. Olá, Luciane. Bom dia. Nos mande uma foto que conseguimos te ajudar (cultivo@sabordefazenda.com.br). Abraços.

  68. Olá, boa noite! Primeiramente, gostaria de dizer que foi muito esclarecedora essa postagem, obrigada! Mas o motivo do meu comentário é sobre algo que está acontecendo com as minhas plantas. Tenho 2 trepadeiras, uma 7 leguas e uma primavera e elas estão com alguma doença, elas cresciam lindas e vigorosas ate que as folhas começaram a enrolar, tanto as folhas novas quanto folhas mais velhas, alguns brotos ainda estão saldáveis, mas estou preocupada e com muito medo da minhas plantinhas morrerem. Alguém sabe algo que posso me ajudar. Desde já muito obrigada.

  69. Amei esse blog….aqui tem muita coisa interessante!

  70. Olá!

    Acabei de ganhar uma “mudinha” de manjericão. Não faço ideia de como cuidar dela! Me entregaram numa garrafa pet pela metade, as folhas estão meio amarelinhas, com alguns furinhos, e meio murchas sabe? Será que podes me ajudar? Vou lhe enviar um e-mail com fotos dela. Aguardo resposta, se possível.

    Obrigada!

  71. Olá! Tudo bem com vocês? Gostaria de saber sobre uma praga que ataca minhas jabuticabeiras (2) e uma pitangueira, todas de vasos. É como uma bolinha de sagu, que surge nas partes mais finas dos galhos. Ela é pequenininha e vai aumentando, é durinha e esbranquiçada. Eu retiro com a mão, uma à uma. Não sei o que é e nem como combater. Será que poderiam me esclarecer e ajudar a combatê-la? Agradeço desde já, Olga Decusati.

  72. Bom dia.
    Tenho um vaso com manjericão na varanda do meu apartamento. Estava indo bem mas derente começou secar os galhos debaixo e nas folhas aparecerem umas pequenissimas gotas “quase oleosas”.
    Será que alguma praga ou doença ou resultado da poluição?
    Obrigado pela atenção
    Abraços
    Alfredo Buso

    1. Olá, Alfredo. Tudo bom? Você consegue me mandar algumas fotos? Consigo te ajudar melhor assim. Abraços.

    2. Te encaminhei as fotos e não tive ainda retorno. abraços

  73. Boa noite ! minha pimenteira quando começa sair as folhinhas novas, o broto começa a escurecer e as folhas secam ficando preto o lugar. Me ajudem. o q faço ?

    1. Bom dia, Jacilda. Tudo bom? Você consegue me mandar fotos da planta inteira e dos brotinhos? Consigo te ajudar melhor. Abraços.

  74. COMO ELIMINAR AS LARVAS MINIADORA?

    1. Bom dia, Sidney. Tudo bom contigo? Você pode fazer uma boa poda das folhas atacadas e colocar placas adesivas na região da horta. Elas irão atrair as moscas e estas ficarão grudadas na placa e não atacarão as folhas das suas plantas. Abraços.

  75. Olá tudo bem, tenho um pé de manjerona em vaso e estava muito bonito, mas de uns dias para cá, os galhos estão aparecendo cortados ao meio, pois não vi formigas e nem outro tipo de inseto, o que poder ser?

    1. Bom dia , Valdemir. Tudo bom? Pode ser lesma, caracol ou lagarta. Dê uma investigada de noite também. Abraços.

  76. Bom dia!!! Tenho dois pés de erva cidreira plantados numa daquelas vasilhas de margarina de 3kg. As folhas estão cheias de manchas amareladas em várias partes das folhas. Já troquei parte do solo da vasilha adicionando borra de café seca e folhas secas em várias camadas mas mesmo assim o problema continua. A planta está num local que pega muito sol direto e a vasilha é fechada no fundo. Qual poderá ser o meu problema???
    obrigada

    1. Bom dia, Miguel. Tudo bom? Os vasos têm que ter furos embaixo e também tem que fazer a drenagem, senão a planta não irá para frente mesmo. Abraços.

  77. boa tarde, estou com problema plantei sementes de pimenta e já depois de estarem com três e quatro folhas as mudas estão sendo atacadas e não sei o que é.três das mudas já amnhaceram só o talo, sem nem uma das folhas. e outras duas mudas simplesmente murcharam e morreram. só sei que não é formigas, esmas ou caracóis, pois ja verifiquei.
    me ajudem por favor.

  78. Eu tô uma planta chamado capim santo ele tá cheio de manchas brancas e tão secando

    1. Os meus tb estão co. Pontos brancos e secando folhas

  79. Olá! Minha horta está cheia de pragas, estou desesperada, já tentei todas as formas de inseticidas naturais e nada resolve. Vcs não falaram sobre “mosca branca”, aqui em casa está cheio… Micro-mosquitinhos brancos que quase são confundidos com manchas brancas de tão pequenos. Me ajudem, por favor…

    1. Rosi, tudo bom? Para essas moscas tente a instalação de placas adesivas atratoras, elas super ajudam (escreva ‘placas adesivas’ na busca do blog que você verá como elas são).
      Grande abraço

      1. Vou tentar! Muito obrigada! Estou aprendendo muito aqui no blog.

  80. Olá, adorei seu blog! Muito esclarecedor! Tenho uma jabuticabeira no vaso que dava belos frutos. Porém, atualmente os frutos desde muito pequenos ficam cobertos por uns bichinhos pretos minúsculos parecendo pó de café. Quando o fruto começa a amadurecer eles secam no pé ainda. A impressão é que as jabuticabas foram chupadas antes de ser colhidas. Não consigo colher mais um fruto. vocês podem me ajudar? Obrigada desde já!

    1. Ivana, tudo bom? É normal uma frutífera dar abundantemente frutos em um ano e no outro não, a frutificação esgota a planta. Se quiser, me manda uma foto dos frutos com os bichos no cultivo@sabordefazenda.com.br. Assim consigo te ajudar melhor. Abraços

  81. Tenho um mangerona está cheio de pontinhos brancos grandes ,o que seria ?
    Como posso tratar?
    Qual remédio caseiro posso botar?
    As folhas estam enrrugadas tbm…
    Me ajude PF….

  82. Porque a melancia pretea na extremidade inferior? O que deve ser feito?

  83. Oi,
    Meu manjericão roxo vive sendo perseguido por uma mosquinha verde que fica depositando pontinhos pretos na planta. Lavo quase todos os dias e limpo com o algodão. Dessa vez, estou escondendo o meu manjericão dessa mosquinha. O que é essa mosca? É normal ou não? Irá fazer mal a minha planta? Obrigada

  84. Olá, como chama aquela doença que as folhas ficam com um aspecto transparente? Parece um fungo, mas é de uma coloração clara que fica transparente. Meu pé de boldo está ficando com as folhas com manhas transparentes que por conseguinte se tornam furos.

  85. Ola bom dia. Tenho um pé de limão siciliano na minha horta. E jovem com quase três anos. Ainda não produziu. As folhas amarelam depois ficam marrons e caem. Agora me parece que piorou pois estão amarelando e caindo as folhas jovens de brotos recém saldo. Tem aparência de uma ferrugem. Vocês, por favor, teriam como me orientar o que aplicar. Nao quero perder meu linao siciliano que consegui através da sementinha. Obrigada

  86. Bom dia!
    Meu jardim inteiro está com manchas redondas da cor violeta nas folhas e percebi hoje de manhã que estavam com gotículas de um liquido preto nas folhas, o que pode ser?

  87. Opa, muito bom o texto. Parabéns, tudo muito explicativo e consegui identificar praticamente tudo que tenho na minha horta. Obrigado

    Estou passando por um problema com uns pés de basilicão e manjericão roxo, uma gosma branca consistente que se parece muito com cuspe humano. Fiquei dias pesquisando e nada, até que hoje li algo sobre ninfas de cigarras. Elas ficam nos nós, geralmente em duplas e liberam essa gosma branca pra se protegerem até virarem cigarras. Fui verificar e realmente havia os bichinhos dentro da gosma. Nunca tinha visto algo parecido, se alguém estiver com o mesmo problema espero que lendo isso ajude. Eu tenho identificado e retirado com um palito.
    Segue link em seguida.

    https://come-se.blogspot.com/2011/08/quem-esta-por-tras-das-espuminhas.html

    1. Olá! Ficamos felizes em saber que gostou do nosso conteúdo. Sempre temos novidades por aqui.

    1. Ficamos imensamente felizes em saber! Sempre temos novidades por aqui <3

  88. Estou passando um aperto com a hortelã numa hortinha caseira que fiz.
    Primeiro surgiu uma lagarta que comia todas as folhas e errei a mão no vinagre matando quase toda a horta.
    Replantei tudo e agora, na hortelã de novo, surgiu um mistério: tinha subido da terra 5 caules, crescendo bem.
    Porém, dia a dia, cada um foi aparecendo “cortado” bem no encontro com a terra. Fica tudo no mesmo lugar, simplesmente aparece a haste inteira, com folha e tudo, caída no vaso… Sabem o que pode ser?

    1. Olá, Bruno. Tudo bom? Consegue enviar para nós uma foto (cultivo@sabordefazenda.com.br)?

  89. Oi! Estou montando uma hortinha ” na varanda” e nada desenvolve. Vejo nos vasos uns mosquitinhos pretos e bem pequenos e acredito que sejam eles que estão prejudicando as plantas. Sabe o que São? Como posso me livrar deles? Obrigado!!!!?

    1. Olá, Cleusa. Tudo bom? São insetos que ficam rondando a terra? Se for não tem problema. Se você nota que as plantas estão bem, não precisa fazer nada com relação à eles.

  90. Bom dia. Tenho um pé de sálvia e de um dia para o outro ficou murcho e seu caule próximo a raiz está preto. Sabem me dizer o que aconteceu?

    1. Luciane, tudo bom? Não sei te dizer ao certo, sem vê-lo, o que houve. Mas pode ser excesso de água, fungos ou cochonilhas.

  91. bom dia!!! me chamo Claudia. Tenho um jasmim ou camelia não sei distinguir que não da flor e esta sem folhas. Seus caule esta esbranquiçado. Será que é cochonilha? Qual melhor substrato para ela.
    obrigada

    1. Claudia, tudo bom? Provavelmente é sim. O ideal é aplicar óleo de nim e adubar com a torta de nim.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho