Por Gabriela Pastro
Queridos hortelões, vocês sabiam que as cochonilhas estão presentes no nosso dia-a-dia mais do que pensamos? Elas estão muito muito presentes na nossa alimentação!!!! O quê!!!??? Siiiimmm, as cochonilhas são utilizadas como corantes na indústria há muito tempo.
A cochonilha é uma praga que ataca os brotos jovens de algumas espécies, como melissa, cidreira-de-árvore e alecrim. Elas são facilmente erradicadas com o uso de óleo de nim nas folhas e torta de nim no solo.
A espécie utilizada nos produtos industrializados é a Dactylopius coccus, pois ela produz uma coloração avermelhada, originária do ácido carmínico. Este pigmento também está presente nas cigarrinhas e cigarras e é considerado um composto de proteção da cochonilha, servindo para afastar predadores.
Além da alimentação, este corante também é utilizado na cosmética e na indústria de têxtil, ou seja, bilhões de cochonilhas são mortas anualmente com esta finalidade. Vocês acreditam nisto!?
Nos rótulos o nome que aparece para se referir a este corante é ‘corante natural carmim’, qual pode aparecer sob o código E120 ou C.I. 75470. Aqui no viveiro achamos um pacote de bala com este corante.
Procure em casa e veja a quantidade de produtos com esta adorável habitante da horta!